Sistema de Saúde do Sertão Central encontra-se colapsado com a COVID-19, afirma secretária Juliana Câmara de Quixadá

Blog do  Amaury Alencar
O aumento dos casos positivos em Quixadá no Sertão Central de acordo com estudos epidemiológicos realizado pela secretaria de saúde local, chegaram a conclusão que a disseminação do Novo Coronavírus contaminando grande parte da população quixadaense foram as filas quilométricas nas agências lotéricas e Caixa Econômica Federal.

 

A secretária de saúde, Juliana Câmara em uma live na pagina da prefeitura municipal confirmou que o sistema de saúde da Região Central está  em colapso. As medidas tomadas pelo prefeito no isolamento da área central onde já foram confirmado um comerciante infectado pelo vírus. Esta semana que passou Quixadá atingiu cem casos positivos e a previsão desta semana é dobre os registros de pacientes positivos na cidade.

Juliana revelou que o sistema de saúde da região já se encontra colapsado, o Hospital Regional do Sertão Central, referência na região está com os seus 30 leitos de UTI lotados. Destes 10%, ou seja 3 (três) são quixadaenses, outro paciente grave entubado se encontra no Hospital Cesar Cals em Fortaleza e uma criança de 8 anos entubada no Hospital Infantil Albert Sabin na capital cearense. Todos estes pacientes encontram-se em estado gravíssimo.
Nesta quarta-feira (13) na Unidade de Covid,  9 (nove ) pacientes encontram-se internados afirmou a secretária Juliana Câmara.
A Unidade de Covid criada pelo prefeito para receber os pacientes acometidos pelo vírus, nesta quarta-feira (13) se encontra com 9 (nove) pacientes, essa unidade planejada pela gestão municipal evitou que Quixadá já se encontra-se também com seu sistema de saúde colapsado. A secretária reafirmou que a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas Dr. Antonio Moreira Magalhães não suportaria a demanda existente de pacientes com Covid-19, trazendo risco de contaminações para pacientes com outras patologias atendidos na unidade.

Três óbitos já foram registrados no município, um comitê de crise foi criado para estrategicamente antecipando-se preparar o município para os próximos dias não ter seu sistema de saúde colapsado com já se encontra na região. Com estas medidas necessárias para que outros óbitos possam serem evitados.

Dois bairros populosos estão concentrando o maior número de pacientes infectados, Campo Velho e Alto São Francisco juntos concentram 23 casos a maioria dos casos positivados, outro bairro com um número de pacientes significativo é o centro da cidade com 15 casos. Será realizado um programa de testagem nestes bairros que tem a maior concentração e também serão testados pessoas do bairro com menor índice, o Bairro Residencial Rachel de Queiroz será o bairro que receberá inicialmente a equipe da saúde onde serão testados 111 pessoas.

Programa de Testagem

Serão abordadas pessoas aleatoriamente por uma equipe de testagem da secretária de saúde onde serão coletadas amostras de sangue e com cerca de 24 horas o resultado será informado por telefone sobre o resultado. Serão testados cerca de 2 mil pessoas em toda Quixadá informou Juliana durante sua live na página da prefeitura.


Sertão Alerta