A Caixa Econômica Federal começará a liberar, na segunda-feira (27), o saque em dinheiro do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores com direito ao benefício e que receberão a grana por meio da poupança digital social.
Ao todo, 15 milhões de contas foram abertas pela Caixa. Os saques poderão ser feitos em lotéricas e caixas eletrônicos do banco público e seguirão um calendário pré-determinado. Na segunda (27), terão direito de pegar os valores os nascidos em janeiro e fevereiro.
Para todo mundo que tem conta digital, a partir desta segunda-feira já começa o recebimento na boca do caixa, no ATM [caixa eletrônico] e na lotérica, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em live no Facebook ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quinta-feira (23).Os trabalhadores que vão receber os valores são os informais inscritos pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site do programa nos primeiros dias de liberação das inscrições, entre 7 e 10 de abril. Há ainda alguns beneficiários inscritos no CadÚnico, que não tinham conta em banco.
Para receber os valores, é preciso gerar uma senha no aplicativo Caixa Tem. No entanto, o programa tem falhado. As respostas do governo são de que há um grande número de acessos o que tem feito com que a Caixa realize ajustes técnicos para que os programas voltam funcionar normalmente.
Confira o calendário de saque dos valores em dinheiro para quem tem poupança digital:
- 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
- 28 de abril – nascidos em março e abril
- 29 de abril – nascidos em maio e junho
- 30 de abril – nascidos julho e agosto
- 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
- 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro