Mapeamento de editais oferece oportunidades ao setor artístico cultural cearense

Blog do  Amaury Alencar
Como forma de reduzir o impacto da Pandemia da Covid-19 na economia da cultura cearense, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) disponibilizou uma listagem com os editais nacionais e internacionais que permitem participação de artistas e profissionais da cultura cearenses durante o período de quarentena. Facilitando o processo para quem busca mecanismos de incentivo e fomento à cultura, a lista de editais está concentrada em um único portal, que será monitorado com atualizações.


 Romaria de Candeias encerrou-se com a procissão das luzes

Entre os destaques estão o Edital Festival Cutura Dendicasa, que irá apoiar 400 projetos, com um valor total de R$1 milhão, e um estudo com profissionais da cultura, que irá contribuir com o aprimoramento das políticas culturais em tempo de pandemia.

“Estamos aqui apresentando alternativas para o setor cultural, para que artistas, produtores e outros profissionais possam continuar realizando suas ações, garantindo também a subsistência deste setor. A coordenadoria de Economia da Cultura de Secult começou um trabalho de mapeamento de alternativas em âmbito nacional e internacional. Há recursos de fundos e editais disponíveis que podem ajudar. Concentramos as informações no site do Mapa Cultural do Ceará, assim todos terão acesso a vários editais em um único portal”, destaca a coordenadora de Economia da Cultura da Secult, Laízi Fracalossi.