Sítios paleontológicos do Cariri podem se tornar patrimônio cultural do estado do Ceará

Blog do  Amaury Alencar


Sítios paleontológicos localizados em municípios do Ceará poderão se tornar integrantes do patrimônio cultural do Estado.

 


 A iniciativa, cuja proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa, é da deputada Patrícia Aguiar (PSD). O projeto de lei 237/19 inclui os sítios paleontológicos localizados nos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.


Segundo a parlamentar, Santana do Cariri, por exemplo, é reconhecida como Capital Cearense da Paleontologia, conforme a lei nº 13.674, de 2005. “O Museu de Paleontologia, fundado em 1985 no Cariri, preserva achados paleontológicos da área e, em 1991, foi incorporado à Universidade Regional do Cariri (Urca), passando a integrar a estrutura da instituição como núcleo de pesquisas e extensão. Desde 2006 é o principal equipamento do Geoparque Araripe”, informou.
 O local passou por diversas reformas e ampliações, sendo considerada mais significativa a ocorrida em 2010, que deu ao museu a sua atual estrutura.

Patrícia Aguiar também explicou que a coleção paleontológica é composta por grupos de fauna e flora e fósseis da Bacia Sedimentar do Araripe.

“Diante da problemática com a retirada de inúmeros fósseis do Cariri, precisamos de uma legislação que garanta a ‘repatriação’ desses materiais para que, após feitos os estudos necessários, eles fiquem à disposição do Museu de Paleontologia do Cariri e região onde pertencem”, assinalou a parlamentar.

Patrícia Aguiar considera ainda que a proposta, além de proteger os sítios arqueológicos cearenses, resguarda também um dos agentes indutores da região do Cariri, que é o turismo científico.