Deputados aprovam decretos de calamidade pública e de pagamento de água e energia de consumidores de baixa renda pelo Estado

Blog do  Amaury Alencar


ASSEMBLEIA Legislativa realizou votação pela primeira vez na história em sessão remota
ASSEMBLEIA Legislativa realizou votação pela primeira vez na história em sessão remota (Foto: BÁRBARA MOIRA)
Deputados estaduais do Ceará aprovaram na tarde desta sexta-feira, 3, durante sessão remota da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), com emendas, os decretos de estado de calamidade pública no Estado e em Fortaleza em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Houve aprovação também da mensagem que autoriza o Executivo estadual a pagar as contas de água e esgoto e energia elétrica de famílias de baixa renda.

A mensagem que autoriza o Estado a pagar as contas de consumidores de baixa renda é válida enquanto durar o período emergencial e beneficiará famílias com consumo mensal de até 10 m³ de água e de até 100 kWh de energia. Mais de 534 mil famílias devem ser beneficiadas com a medida referente ao gasto com energia elétrica, que de acordo com o líder do governo na AL-CE, deputado Júlio César Filho (Cidadania), vai gerar impacto financeiro de R$ 24 milhões por mês aos cofres públicos.

Uma emenda proposta pelo deputado Elmano de Freitas (PT) exige que a leitura executada pela Enel seja feita obrigatoriamente de forma mensal. Procedimento já adotado, porém, em alguns casos a empresa tem autorização para acumular o somatório de dois meses quando a conta é muito baixa. Neste sentido, a medida evitaria que, no somatório das contas, alguém perca o benefício por ultrapassar o limite estipulado de 100 kWh.

Já o texto que versa sobre o estado de calamidade pública no Ceará, exime o Governo de atingir metas previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal deste ano. Também está prevista a criação de uma comissão com seis deputados estaduais e seis suplentes para o acompanhamento da situação fiscal e execução orçamentária e financeira do Estado.

O decreto de estado de calamidade pública em Fortaleza também isenta o Executivo municipal de cumprir metas fiscais para combater a Covid-19. A mensagem do prefeito Roberto Cláudio (PDT) havia sido aprovada na última terça-feira pela Câmara Municipal e agora na AL-CE.

O Ceará é o estado que registra mais casos da Covid-19 no Nordeste e o terceiro do Brasil em número de confirmações e mortes, com 563 confirmações e 21 óbitos até a tarde desta sexta-feira.