Camilo anuncia a compra de mais 50 respiradores; leitos de UTI para Covid-19 já passam de 400

Blog do  Amaury Alencar

FORTALEZA, CE, BRASIL, 25.04.2020: Movimentação de ambulâncias e pacientes chegando ao Hospital Leonardo da Vinci
FORTALEZA, CE, BRASIL, 25.04.2020: Movimentação de ambulâncias e pacientes chegando ao Hospital Leonardo da Vinci (Foto: FÁBIO LIMA)
Mais 50 respiradores para a montagem de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no tratamento de pacientes com coronavírus no Ceará foram comprados pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, nesta terça-feira, 28. Anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT) por meio de live no Facebook.

Em redes sociais, o chefe do Executivo Estadual afirmou que mais de 400 UTIs exclusivas para pacientes com Covid-19, além de 600 enfermarias, já foram abertas e estão ativas no Ceará. Camilo tenta ainda, em articulação com o Ministério da Saúde, a liberação de mais 50 aparelhos já comprados, com o objetivo de aumentar o número de leitos UTI.

"Hoje conversei com o ministro da Saúde tenho solicitado a ele apoio na liberação de respiradores pro Estado do Ceará porque a demanda tem aumentado cada vez mais para que a gente possa garantir todas as alternativas", pondera Camilo. O governador reiterou que a viabilização destes equipamentos ainda é o grande entrave no combate ao coronavírus no Ceará.

Ele afirmou ainda que "o crescimento da contaminação do vírus tem sido maior que a criação de leitos de UTi e isso tem de certa forma estrangulado o sistema de saúde".



O Estado do Ceará comprou hoje mais 50 respiradores para UTIs. Tentamos ainda a liberação de outros 50 aparelhos já comprados por nós e que estão retidos em SP. Já abrimos mais de 400 UTIs e 600 enfermarias públicas para tratamento de cearenses com coronavírus.