Barbalha intensifica combate à Dengue

Blog do  Amaury Alencar
A Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria de Saúde, reforça a necessidade da participação da população no combate à Dengue, evitando criadouros do mosquito em seus domicílios. É essencial cobrir os depósitos de água, limpar o quintal pelo menos uma vez por semana, eliminando os criadouros encontrados; acondicionar corretamente o lixo e só dispensá-lo no dia da coleta. A Secretaria alerta, ainda, que as pessoas doentes devem procurar atendimento de saúde imediato caso apresentem sintomas como: febre alta, dores no corpo, mal-estar geral, vômitos persistentes, dor abdominal, sangramento, sudorese.

 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A atenção deve ser redobrada, visto que o município teve confirmado um caso de dengue que evoluiu para óbito, conforme diagnóstico do Laboratório Central de Saúde pública do Estado do Ceará (LACEN-CE). A Secretaria da Saúde, por meio da vigilância em saúde/vigilância epidemiológica, está fazendo uma investigação do caso, junto aos familiares e unidades de saúde, para compreensão dos fatores determinantes e condicionantes relativos ao caso e para encaminhamento ao comitê estadual.

A pesar das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a gestão municipal, através do setor de endemias, continua realizando as ações para o combate ao Aedes Aegypti, como a investigação de focos, o tratamento larval, a borrifação com bomba costal, o peixamento de reservatórios de água, o atendimento de denúncias e investigação a partir de notificações de casos e borrifação por UBV (Carro Fumacê), no município.