Reportagem o povo e Blog do Amaury Alencar : Fortes chuvas transbordam açude, alagam ruas, e causam transtornos em cinco cidades cearenses Juazeiro do Norte, Crato, Tarrafas, Santana do Cariri e Potengi estão entre as cidades afetadas pelas chuvas

Blog do  Amaury Alencar

Potengi
Potengi (Foto:  Potengi)
Pelo menos cinco municípios do Ceará tiveram prejuízos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Em Juazeiro do Norte, uma precipitação de 133 milímetros deixou ruas alagadas, arrastou carros e motos e causou estragos nas vias da cidade. Com o fluxo intenso de água, há ainda o risco de um açude no bairro Campo Alegre romper. O município de Crato também registrou alagamentos, veículos arrastados, e ruas intransitáveis. As cidades de Tarrafas, Santana do Cariri e Potengi também foram afetadas pelas chuvas desde a terça-feira, 24.

No bairro do Seminário, em Juazeiro do Norte, foram registrados pontos de alagamentos. O mercado do Pirajá foi tomado pela água. A lagoa do bairro Lagoa Seca transbordou, e na comunidade de Campo Alegre, há ainda a iminência de um açude romper. 

Representantes da Prefeitura da Cidade visitaram diversos locais para constatar os problemas causados em ruas como a São Benedito, onde houve vários estragos, além da Avenida Castelo Branco e no bairro Timbaúbas.

Alguns pontos receberam sinalização e, nesta quinta-feira, 26, o secretário de Infraestrutura, Isaac Daniel, irá percorrer as áreas onde haverá a necessidade da presença de máquinas e homens para reparos. O objetivo, segundo o secretário, é minimizar os estragos.

Outras cidades foram afetadas pelas fortes chuvas

O canal do Rio Granjeiro, que corta a cidade do Crato, chegou a transbordar, deixando as ruas do entorno alagadas e intransitáveis. A água cobriu as ruas do entorno e famílias ficaram desabrigadas. 

Em Tarrafas, também sob fortes chuvas na última quarta-feira, 25, os pontos de alagamento deixaram pessoas isoladas.

 Já na terça-feira, 24, uma precipitação de 130 milímetros, registrada no sítio Barreiros , fez transbordar o açude que abastece o município de Potengi, deixando ruas alagadas e famílias desabrigadas.

Na tarde dessa quarta-feira, 25, a forte chuva em Santana do Cariri fez alagar a rua São Pedro, no Centro. Além de deixar um trecho interditado próximo ao colégio Generosa Amélia da Cruz.

 A chuva proporcionou ainda a sangria da barragem que dá acesso aos distritos de Brejo Grande e Pontal da Santa Cruz. Segundo os moradores, a rodovia que liga o Centro ao distrito de Brejo Grande ficou praticamente intransitável.
 
            FOTO > Jeanio Felipe


Com informações de Amaury Alencar