Patativa do Assaré em Arte e Cultura XVI Assaré em Arte e Cultura: Patativa na sala da frente

Blog do  Amaury Alencar


A Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer, responsável pela programação de aniversário do Poeta Patativa do Assaré conseguiu nesta edição de 2020, deixar o evento essencialmente cultural em 3 dias bastante preenchidos.
 
 
O projeto passou a existir logo no primeiro ano, do também primeiro mandato do prefeito Evanderto Almeida, em 2005, tendo como finalidade se responsabilizar pela programação da festa de aniversário do poeta Patativa do Assaré, do planejamento à execução.  A partir de 2018, o Patativa em Arte e Cultura recebeu a parceria da SECULT – CE, depois que o Projeto entrou no calendário das festas populares do Estado do Ceará.
Nos últimos 4 anos, o evento ganhou feições culturais mais definidas. “Em vida, o poeta sempre pedia que não fizesse do seu aniversário um momento de modismo, mas de cultura de raiz ou até mesmo erudita, quando o objetivo fosse à análise da sua obra”, lembra o prefeito Evanderto Almeida. O Secretário de Cultura Vavá Gois acrescenta: “quando assumimos a Pasta da Cultura, já fomos mudando aquela prática de trazer grandes bandas, uma coisa muito boa, mas para outros momentos e não este. Nos seus dois mandatos passados Evanderto trouxe muitas atrações de nome nacional, mas era o tipo da coisa que não combinava. Além do mais, escondia a cultura propriamente dita. E vieram as cobranças dos outros públicos, por uma festa que tivesse a cara do poeta”.
A programação para comemorar os 111 anos do poeta agora em 2020 foi por demais diversificada, culturalmente arrojada que agradou a todos os gostos, inclusive a memória do próprio vate homenageado. As festas-bailes aconteceram nos dias 3 e 4 de março, com grupos que têm um pé na cultura. Eles se apresentaram na Praça Mário Gomes de Matos, conhecida como “Calçadão do Mercado” e os demais momentos em vários locais da cidade.




Confira a programação completa abaixo.
_________________________________________________________________________

 
 
A programação do XVI Patativa do Assaré em Arte Cultura teve a sua abertura, na manhã do dia 3, na Casa onde nasceu o poeta, na Serra de Santana, através do Projeto EXPO ARTE–Coisas do Meu sertão, da Escola Antonio Ângelo da Silva, que funciona na região serrana.

O início das atividades comemorativas aos 111 anos do poeta, foram abertas oficialmente pelo prefeito Evanderto Almeida. Na sequência, o professor Aderson Saraiva Landim abriu a EXPO ARTE – Coisas do Meu Sertão”, que este ano chegou à sua XII edição, sendo uma manifestação artística e cultural, realizada anualmente pela Escola pública municipal Antonio Ângelo da Silva, localizada no Sítio Bonita- Serra de Santana em Assaré.

 
 
Além do significativo público, formado pelas comunidades serranas, da sede, dos alunos e pais, estavam presentes a vice-prefeita Maria É Braga, uma das oradoras, como ainda o Secretário de Cultura Vavá Gois, a coordenadora das políticas Públicas Sociais Vandinha Almeida, a Secretária de Educação professora Eldevanha de Souza, a Secretária de Saúde Roberta Norões, a Secretária do Trabalho e Assistência Social Valéria Sampaio, o Secretário de Obras e Infra-estruturar Anizio Mota, o presidente da Câmara Municipal Anísio de Oliveira, o vereador Edson Silva, a presidente da Fundação Isabel Cristina, a menestrel do Assaré em São Paulo Efigênia Matias, a diretora do Hospital Municipal- Doutora Eliane Lacerda e os filhos do poeta: João Batista Cidrão, Afonso Gonçalves e Inês Gonçalves.

Como explicou o professor Aderson Landim, “este evento prima pela importância e resgate da cultura popular e este ano, especialmente, em homenagem à vida e família do Poeta, com o tema “Na Morada do Poeta”, visando resgatar culturas, muitas vezes, adormecidas, mas de extrema significância para a perpetuação de determinadas realizações humanas, que caracterizaram uma época e nos dias atuais dão sua contribuição para a ciência popular e o nosso desenvolvimento intelectual”.


























































Na mesma manhã do dia 3, a Escola Maria Isabel realizou o seu “Projeto Inspiração Nordestina e Contação de Histórias”, que contou com a participação do SESC Crato. As apresentações estiveram a cargo do Grupo Bete Pacheco, que agradaram bastante. O mesmo Projeto foi reprisado à tarde na mesma escola.




























A Escola Batistina Braga realizou o seu “Projeto Aqui tem Coisa” na parte da tarde. O Projeto tem como objetivo mostrar a história assareense através da oralidade que transcede ao longo dos anos: “A história contada é o foco deste projeto, aliando a formação de novos conhecimentos à cultura popular e à comunicação. Histórias e cotidiano do povo de Assaré são contadas, recontadas e ressignificadas através da cultura popular.
Fotografias, vídeos, cordéis, dramatizações e diversas outras formas de expressões são utilizadas nas vivências propostas pelo projeto. A memória dos registros é tomada como elemento para o diálogo intergeracional, valorizando as experiências individuais e coletivas, vivenciadas e apresentadas através das histórias contadas na lembrança desses mestres. 
Dessa forma o projeto objetiva trazer essas pessoas para o cotidiano escolar com a finalidade de mostrar aos discentes o seu significado na preservação e continuidade da cultura local.

O povo assareense constitui-se de sua sabedoria, crenças e manifestações culturais que se fortalece diariamente com o passar dos anos. Contudo, observando que a cultura do povo nordestino está na essência do povo de Assaré, a Escola Batistina Braga resolveu abordar, estudar, resgatar e analisar a vida e obra desses mestres que mantém viva a história assareense através dos seus relatos contados”.

O Projeto Aqui Tem Coisa envolveu os mestres da cultura popular nas pesquisas, sendo eles: Djacir Augusto, Jesus Leite, Hugo Brilhante, José Romeiro, Crispim de Melo e o Documentarista Amadeu Brilhante. Cada mestre recebeu uma comenda que traz o nome do Projeto.

















Às 17 horas, o tradicional Cortejo do Assaré em Arte e Cultura saiu da concentração na Rua Dr. Paiva, para percorrer várias vias da cidade e dele participaram: autoridades, (prefeito, vice-prefeita, vereadores, secretários da Gestão), diretores das escolas, professores, equipe da Secretaria de Educação,Cultura, da menestrel do Assaré em São Paulo- Efigênia Matias, grupos de Bacamarteiros, Reisado, Caretas, Maculelê, Fanfarras, Bandas de Músicas Marciais do Assaré e da Região, Mestres da Cultura, alunos das oficinas do Instituto “O canto do Patativa” e familiares do poeta.

O cortejo teve sua conclusão no Calçadão, local de apresentações.




























Na noite da mesma terça-feira as bandas marciais fizeram um espetáculo à parte, sendo elas: Banda Padre David Moreira – Altaneira, Banda Francisco Paulo de Araújo – Santana do Cariri, Banda Padre Davi Moreira – Farias Brito e Banda Municipal Manoel de Banta – Assaré.


Pelos projetos sociais se apresentaram as bandas Sinfonia do Patativa e Regional Chico Paes.



























Já no palco Patativa, montado no Calçadão apresentaram-se as atrações festivas: Banda Nazirê, Italo Poeta e Victor Meira.

























Na Quarta–feira, dia 4, as atividades foram iniciadas logo às 8 horas da manhã, pelo Projeto Café Literário da Escola de Ensino em Tempo Integral Raimundo Moacir Alencar Mota, que nesta edição homenageou o cantador e poeta popular Sergio Batista.

















Ás 14 Horas no auditório do Memorial Patativa do Assaré o SESC - Crato realizava o seminário de apresentação dos seus programas pelos técnicos de cultura e lazer George Belizário e Bia Alencar. 

Imediatamente após a palestra, houve a abertura da Exposição “O Sonho que Cura” do SESC – Crato, que ficará aberta por 30 dias.

























Na sequência, um grupo formado por 14 escritores lançaram o livro “Um Sertão Encantado”, com artigos sobre Patativa do Assaré.



















Às 15:30 horas houve o lançamento do Pacote de Cordéis, como ponto culminante do Projeto Cordel na Feira de Assaré e a certificação dos parceiros culturais.
Os cordéis e seus autores são:

A Partida de um Gênio – professor Luizão;
Escola Moacir Mota 44 anos de história – professor Edival;
Facebook – Jornalista Denin Vieira;
Terceira Idade – Sebastião Pereira;
Lutando Juntos, venceremos – José Lopes;
Ligação na Hora errada – Rosinha Neves;
Professores Brasileiros no Canadá – Francy Freire;
A Disputa de Zé Barata e Chico Rato na eleição da Serra do Caritó – professor Paulo Soares;
Caixão das Almas – Poeta Daniel;
O Maior Ladrão – Patativa do Assaré

Ceará em Cordel – Jesus Leite.







































Inaugurações

No início da noite o prefeito Evanderto Almeida, acompanhado do presidente da Câmara Municipal e dos vereadores Edson Silva, Lanlan e Itamar  Pio, como ainda da vice-prefeita Maria É, do Secretário de Planejamento de Turismo do Ceará, Anderson Palácio e dos secretários municipal, da menestrel assareense em São Paulo-Efigênia Matias, do Reitor da UPA-professor Palácio Leite, de outras autoridades e do público, entregou os Portais Turísticos na entrada da cidade. O portal que está no Bairro Moêda recebeu o nome do saudoso Ribinha do Assaré. E o que fica na Serra da Ema, está ainda sem nome. 









A partir das 21 horas, no palco da festa, Fábio Carneirinho, Cícero do Assaré e Toca do Vale cantaram para milhares de pessoas que lotaram o calçadão municipal. À meia noite houve queima de fogos, os cantores interpretaram canções de Patativa e o prefeito Evanderto Almeida discursou se referindo ao poeta filho do Assaré e cidadão do mundo.




















A programação da quinta-feira dia 5, começou às 14 horas, com a solenidade de diplomação dos novos mestres da Cultura dos Saberes e Fazeres Populares assareense. Receberam as titularidades, as seguintes personalidades: Dona Inês – Guardiã da Cultura; Ceci do Assaré – Poeta; Dona Lúcia – Doceira e Dona Marlene –encarregada de grupo de Caretas.


O Secretário de Cultura Vavá Gois e o prefeito Evanderto Almeida presidiram a solenidade.






























Em seguida teve a Mesa redonda sob o tema: “Os Mestres da Cultura”, com palestras de Alênio Carlos Noronha Alencar – Coordenador de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará - Vagner Gois - Secretário de Cultura de Assaré e Dane de Jade - Escritório Regional do Cariri Secult/CE.















Precisamente às 18 horas, foi celebrada pelo Padre Paulo Costa a Missa em ação de graças pelo aniversário de 111 anos do Poeta Patativa do Assaré, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Das Dores.


















Voltando ao Memorial, às 19horas, ocorreu a solenidade de entrega da Comenda Patativa do Assaré do Governo do Estado do Ceará. Os agraciados este ano foram: Rosemberg Cariry – Cineasta; Gilmar de Carvalho – Jornalista e Pesquisador; Josenir Lacerda – Cordelista; Raimundo Fagner – Cantor e Compositor; Oswald Barroso – Jornalista e Pesquisador. O Governador Camilo Santana foi representado nesta solenidade pela vice-governadora professora Isolda Cela. 











































Após o ciclo de falas e a entrega das comendas, aconteceu o lançamento do Livro “O melhor do Patativa do Assaré” - Secult / CE, organizado por Gilmar de Carvalho.






A solenidade de encerramento da programação do XVI Patativa do Assaré em Arte e Cultura, presidida pelo vereador - presidente, Francisco Anísio de Oliveira e no plenário os edis, Itamar Pio, José Dias de Oliveira, Cicero Alencar, Rosian Ferreira, Edson Silva, Zé de Dorico, João Laercio, se deu pela entrega de títulos de cidadania assareense conferidas pelos poderes Legislativo e Executivo de Assaré, ao Secretário de Estado da Cultura do Ceará Dr. Fabiano dos Santos Piúba e ao Presidente licenciado da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará, dos Conselhos do SESC (Serviço Social do Comércio) e do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará), entidades que compõem o Sistema Fecomércio-CE, Dr. Luiz Gastão Bittencourt da Silva.


Como sempre, a programação como um todo, recebeu um ótimo público que vem crescendo ano a ano e o apoio da imprensa cearense.