Realizada pela Prefeitura  Municipal, através da Secretaria de Cultura, a I Festa Literária de Juazeiro do Norte é um grande encontro no âmbito da literatura, que irá promover o estímulo à leitura, à produção literária e o diálogo entre escritores e leitores.

O objetivo é proporcionar a interação de linguagens artísticas, tendo como eixo central, a literatura. A ideia é promover intercâmbio entre as pessoas, através de experiências que transitam do tradicional ao contemporâneo. "O Cariri é uma região essencialmente cultural.

 Um território onde a ancestralidade, a oralidade, a cultura de tradição popular e a arte se conectam, fertilizando o terreno para as diversas manifestações que aqui existem. Levando em conta esse contexto é que formatamos um conceito de Festa Literária que valoriza o local para se tornar universal", explica Renato Fernandes, Secretário Municipal de Cultura.

A programação irá contemplar entre outros momentos, lançamentos de livros, atividades formativas, cafés literários, rodas de conversa, feira de livros e produtos alternativos, apresentações musicais e de artes cênicas, exposições, intervenções urbanas e visuais, que contarão com a presença de artistas, escritores, poetas, performers, dubladores, personagens, narradores e cantadores, num espaço de convergência e diversidade cultural.

A Festa contará ainda com uma conexão internacional. Em parceira com a Festa Literária de Freixo de Espada à Cinta, em Portugal, Juazeiro do Norte contemplará um escritor brasileiro com o Prêmio Guerra Junqueiro/edição 2020. O prêmio é uma homenagem ao poeta escritor português Guerra Junqueiro, com o objetivo de reconhecer e premiar profissionais de escrita literária em países de língua portuguesa.

A I Festa Literária de Juazeiro do Norte acontecerá de 26 a 29 de maio, numa área que se estenderá em três espaços da cidade: Largo do Socorro, Memorial Padre Cícero e Centro de Gastronomia Rita Araújo da Silva - Alameda Juazeiro.

A Festa é parte integrante e o ápice de um projeto maior e contínuo, realizado pela Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio Bem, chamado Juazeiro do Norte, Cidade Leitora, que alinhado com as políticas do livro, leitura e literatura, promove ações durante todo o ano, como publicações e lançamentos de cordéis e revista em quadrinhos, mostras de poesias, encontros de formação, entre outros. "A Secretaria de Cultura vem trabalhando na construção de políticas públicas que estimulam a leitura e democratizam o acesso ao livro, cumprindo seu papel de valorizar e fomentar a arte e a cultura em Juazeiro do Norte", ressalta o Secretário Renato Fernandes.

Postagem Anterior Próxima Postagem