Jornalista do Cariri cria série de _lives_ para compartilhar informações sobre Coronavírus

Blog do  Amaury Alencar
Jornalista do Cariri cria série de _lives_ para compartilhar informações sobre Coronavírus
_Monike Feitosa também é professora e essa é uma estratégia para não parar de ofertar conteúdo jornalístico aos alunos durante a suspensão das aulas_ 
 
 Resultado de imagem para fotos jornalista Monike feitosa
 Foto : Cariri é isso 
 
Com a onda de informações constantemente atualizadas sobre a nova incidência de casos suspeitos, mortes, pessoas sendo tratadas, pesquisas sobre vacinas e até possíveis curas, muitas informações falsas passam a circular. Pensando nisso, a Jornalista e professora Monike Feitosa, resolveu desenvolver uma série de Lives no perfil @nikefeitosa para informar às pessoas, de forma apurada e embasada, vários temas e abordagens relacionadas ao Coronavírus, responsável pela doença Covid-19.
 
Iniciadas na sexta passada, dia 21 de março, todas as lives têm um tema relacionado ao Coronavírus e todas contam com a participação de um convidado (a). 
 
“Com o tempo ocioso, diante da pandemia nessa quarentena, o jornalismo tem que se reinventar, afinal, não podemos deixar as pessoas desamparadas ou se informando por fontes não confiáveis. Conversei com meus alunos e eles também me sugeriram ideias e aí comecei.” explicou Monike Feitosa. “Melhor feito do que perfeito!” Se a gente não “meter a cara e começa, “nunca” nós estaremos 100% preparados ou tecnologicamente prontos...ainda mais diante de uma situação desconhecida, como agora!” 
 
Ela ainda falou que “A desinformação é muito perigosa. Pessoas que acreditam em tudo o que lêem ou escutam e saem compartilhando isso em suas redes sociais, além de ser crime é um desserviço, como: “alho com água cura o coronavírus’, são coisas que parecem simples, mas que podem se desenvolver para coisas mais graves, principalmente se alguém faz a receita e contrai a doença, já imaginou? Então, vejo essas lives como uma forma de prestar um serviço à população.” 
 
Já tivemos live sobre a desconstrução do termo “fake News sobre Coronavírus”, já que se é falsa não pode ser notícia, tendo em vista que toda notícia só é notícia por se basear numa verdade confirmada por alguém ou uma instituição considerada “fonte”. Então tem informação falsa, notícia não! Notícia só e
Notícia se é verdadeira! O termo “fake News se popularizou, mas precisa ser repensado! Já falamos sobre a situação de Portugal diante da pandemia, até porque o país está 15 dias a nossa frente nessa luta; tivemos live sobre a nossa saúde mental; sobre esse ser um tempo também para reflexão, já que a quarentena veio durante a Quaresma e por aí a gente segue!
 
Até o final do mês ou enquanto durar a quarentena, a jornalista-professora fará lives diárias com a intenção de propagar informação verdadeira e relevante.
Todas as lives acontecem às 15h ou 18h, no instagram da jornalista, no perfil @nikefeitosa porque varia de acordo com a disponibilidade do convidado e o acesso à internet. 
 
A divulgação de uma começa após o encerramento da live anterior.
 
Texto Monike Feitosa