Fortaleza registra a sua maior chuva do ano com 132.3 milímetros; houve registro de alagamentos

Blog do  Amaury Alencar



FORTALEZA, CE, BRASIL, 14-03-2020: Chuva em Fortaleza, Benfica, Fortaleza. (BARBARA MOIRA/ O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 14-03-2020: Chuva em Fortaleza, Benfica, Fortaleza. (BARBARA MOIRA/ O POVO) (Foto: BÁRBARA MOIRA)
Entre as 7 horas desse sábado e o mesmo período deste domingo, Fortaleza foi destaque do Estado com chuva 132.3 milímetros (mm), a maior precipitação do ano até agora para a Capital. Durante todo o sábado, eventos de chuva forte foram registrados. Vias como as ruas ficaram alagadas e, inclusive, permaneciam na mesma situação na manhã deste domingo, 15. É o caso das ruas Alberto Craveiro, Barão do Rio Branco e Senador Pompeu. A maior chuva em Fortaleza havia caído entre 1º e 2 de março, com 85.4 mm.
O litoral concentrou acumulados de chuva. Aquiraz registrou chuva de 92 mm. No total, 113 municípios, pelo menos, tiveram precipitações nas últimas 24 horas. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que também informa previsão de um dia nublado com chuva nos litorais de Fortaleza e Pecém. Nas outras regiões do Ceará, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva.
Rua Barão do Rio Branco, no Centro, ficou alagada nesse sábado, 14
Rua Barão do Rio Branco, no Centro, ficou alagada nesse sábado, 14 (Foto: Matheus Facundo)

Imagens de satélite registraram, ás 7h30min desta manhã de domingo, nuvens em toda a região do Ceará, como também em grande parte da região nordestina. Nuvens mais desenvolvidas, associadas às chuvas, estão localizadas principalmente na região litorânea e no sul do estado do Ceará, de acordo com último relatório da Funceme. A temperatura do ar a 2m chega ac 19.9 no Eusébio (CE), enquanto o registro na capital chega a 25.8. O órgão registra 58 municípios com chuva em todo o Ceará no último relatório.

A Funceme prevê também para segunda-feira (16/3) uma nebulosidade variável com eventos de chuvas para toda a região cearense. Já para terça-feira (17/3), a previsão é de um predomínio da nebulosidade variável, com eventos de chuva, em todas as regiões. 

Confira as regiões com maior registro de chuva deste domingo:

Fortaleza (Posto: Castelao) : 132.3 mm
Fortaleza (Posto: Pici) : 124.4 mm
Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 92.0 mm
Fortaleza (Posto: Messejana) : 90.4 mm
Aquiraz (Posto: Berra Bode) : 83.0 mm
Eusébio (Posto: Eusebio) : 82.0 mm
Acopiara (Posto: Caixa) : 78.0 mm
Assaré (Posto: Assare) : 75.0 mm
Iguatu (Posto: Bau) : 68.0 mm
Acopiara (Posto: Trussu) : 67.0 mm


o povo