Com ações inovadores Pacujá está sendo modelo de referência administrativa no Ceará

Blog do  Amaury Alencar

              Com ações eficientes o prefeito Alex Melo (PDT), tem se notabilizado com uma gestão comprometida com o meio ambiente, assistência social, a agricultura, Esportes, cultura e a educação que são pilares para a conquista de prêmios, a erradicação do analfabetismo, e o destaque do projeto Jovens ambientalistas que hoje é uma referência para o Ceará. e está contribuindo decisivamente para a conquista do selo Unicef, para o município de Pacujá.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

           
       A reportagem do Blog do Amaury Alencar, o gestor disse ter ficado muito lisonjeado com a visita de uma comitiva que veio da região do cariri liderada  pelo prefeito de Assaré Evanderto Almeida, do ex- prefeito de Piquet Carneiro Expedito Nascimento, que estava na ocasião representando a associação dos municípios do Ceará Aprece, e do empresário José Elpidio de Moura, da Serra do Mel no Estado do Rio Grande Do Norte, que é Pré candidato a Prefeito.

  Eles, vieram participar dos 30 anos de sacerdócio do Padre João Jesuíno vigário da paróquia de São João Batista  em Pacujá, além de conhecer experiências e projetos exitosos  que a gestão municipal está implementando.

               Alex, revelou que uma de suas principais metas foi a reforma  de escolas onde foram investidos recursos orçados no valor de mais de hum milhão e meio com recursos próprios, o que tem proporcionado uma melhor visibilidade e conforto para a classe estudantil do município, bem como a climatização da Creche Maria Edna, por termos um clima eminentemente quente, na escola Coriolano  chegamos a climatizar cinco salas de aulas, e a nossa pretensão é ainda a  de climatizar a Escola João Lopes de Matos.

além, de estarmos estimulando a educação continuada com investimentos destinados a alunos e professores, conseguimos a aquisição de 2 ônibus novos e estamos esperando adquirir mais 3 novos ônibus para otimizar a Frota do Transporte escolar. Construimos, um centro de formação para professores, fizemos a doação de fardamento escolar, merenda de qualidade.

 enfim, estamos tentando contemplar a educação no todo porque acho que a Educação é um senso de Formação para o aperfeiçoamento para a base do conhecimento, destacou ele.


    Na saúde temos dado uma atenção especial mesmo porque trabalhamos com a atenção primária onde temos 3 equipes do Programa Saúde da Família, com médicos, dentistas e enfermeiros. outro programa prioritário são os agentes de endemias que fazem um trabalho casa a casa orientando a população e coletando dados para que possamos aprimorar ações e oferecer uma saúde de boa qualidade a população Pacujaense.

 faremos, a inauguração de um posto de saúde na comunidade de Bom Gosto,  de um posto de saúde na localidade de Bananeiras , Ipu  que ficam em um localidade central, o outro nas comunidades de Pedras Redondas Taquari, e milhã. além de termos construído mais dois postos de saúde com recursos municipais.

 e no Mês de abril,  estaremos fazendo a entrega do centro de fisioterapia com piscina e todos os equipamentos necessários para atender a demanda populacional,  no antigo centro de saúde que passou por uma ampla reforma, conseguimos 10 carros novos para levarmos pacientes a Sobral e a Fortaleza, para fazer tratamentos de hemodiálise e uma casa de apoio em Fortaleza, para abrigar essas pessoas, além de um carro de apoio.

no quesito humano, o gestor garantiu que está sendo feita uma licitação para informatização para termos dados de programas em período mais rápido.


           Na assistência social criamos o programa cheque cidadão onde todos os meses ás pessoas cadastradas recebem um cheque no valor de 80,00 a nossa meta é a de atender 200 famílias, em todo o município já temos 70 famílias contempladas restando ainda 130 famílias aderirem ao programa que é bancado com recursos municipais, e por todo o decorrer do ano as pessoas vão se adequando ás normas do programa para poderem receber.

 estimulando sobre tudo,  ás capacitações para estimular a população a se adequar ao mercado de trabalho, através de parcerias que envolvem o governo municipal, o SEBRAE e demais instituições envolvidas.

    Alex, ressaltou que em três anos de gestão conseguiu adquirir 19 veículos novos gerando uma economia para o município cerca de meio milhão de reais por ano, e isso deu um fôlego para que possamos inclusive, construir um novo mercado publico já que o antigo foi demolido  uma praça na localidade de Bongo, a urbanização do trevo que liga Pacujá Graça e Mucambo, pavimentações e reformas em pequenas secretarias.

       o projeto jovens ambientalistas que é coordenado pelo renomado ambientalista Jorge de Moura, tem  recebido um atenção da gestão municipal, e eu diria até que é a vitrine de nossa gestão por ter contribuído decisivamente para um ambiente mais saudável onde fizemos até um decreto para acabar com o plantio do Nin, que tem suscitado um desequilíbrio para o meio ambiente. e com a orientação do Jorge  Moura, nós estamos fazendo o replantio de arvores do bioma caatinga, o que tem dado uma vida mais saudável a população ressaltou el. 
 
 
Jornalista Amaury Alencar