Caucaia: Roberto Pessoa nega movimento para convencer Emília a ser vice, mas gestos o contradizem

Blog do  Amaury Alencar
 


O deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) classificou como ‘fake news’ a notícia dada neste site sobre as suas articulações para convencer a vereadora Emília Pessoa a compor com o deputado estadual Vitor Valim (PROS) uma chapa à Prefeitura de Caucaia. A informação repercutiu, nesse final de semana, nos bastidores políticos de Caucaia e gerou incômodo ao tucano porque vazou antes do tempo.

Com dados de pesquisa em mãos, Roberto tentou – e continuará insistindo, para Emília desistir da candidatura à sucessão do prefeito Naumi Amorim (PSD) e aceitar ser vice na chapa de Valim, que tem o apoio do capitão Wagner (PROS). Roberto faz essa articulação com uma convicção matemática: os palanques em Caucaia (Vitor Valim) e na Capital (Wagner) facilitam a sua caminhada para voltar à Prefeitura de Maracanaú. O raciocínio é lógico, racional.

Primo de Emília Pessoa, a quem disse ter indicado para ser vice, em 2018, do general Theophilo (PSDB), na disputa pelo Governo do Estado, Roberto afirmou, em nota distribuída pelas redes sociais, que Emília é sua candidata a prefeita e a define como uma mulher séria, determinada e apaixonada por Caucaia. ‘’Sem dúvida, se for da vontade dela ser candidata, terá o meu total apoio’’, destaca ele, para, assim, finalizar a nota. ‘’Qualquer conjectura além disso, é fake news’’.



GESTOS E PALAVRAS
As palavras na nota assinada pelo deputado federal Roberto Pessoa dizem o que os gestos desmentem. Roberto recorreu a expressões que representam incentivo a entrada de Emília na corrida eleitoral, mas, nos bastidores políticos, as conversas tem outra direção. A reportagem do cearaagora, que gerou repercussão em Caucaia, foi redigida a partir de depoimentos de pessoas que cercam o tucano em Maracanaú. São informações de quem testemunhou conversas e articulações para a montagem de um palanque, em Caucaia, com a chapa Vitor-Emília.

Se tem convicção sobre a matemática na eleição – assunto que tão bem conhece e sabe administrar, Roberto Pessoa carrega, também, outra certeza: o autor do texto, que tem como manchete ‘’Roberto Pessoa tenta convencer Emília a sair da disputa pela Prefeitura de Caucaia e compor, como vice, chapa do PROS’’, não faz da mentira, denominada de ‘’fake News’’, um caminho para ganhar audiência ou leitura.

 Roberto conhece bem essa postura do autor da reportagem desde os anos 90 quando chegava à Assembleia Legislativa para o seu primeiro mandato de deputado estadual. De lá prá cá, o jornalista aprendeu ainda mais sobre a importância da informação verdadeira.


Ceará agora