.Chove em mais de 40 municípios cearenses; Brejo Santo registra alagamento de ruas

Blog do  Amaury Alencar


Choveu em Fortaleza pela manhã
Choveu em Fortaleza pela manhã (Foto: Ítalo Cosme)
Das 7 horas da quarta-feira, 12, até as 7 horas desta quinta-feira, 13, choveu em 41 municípios no Ceará, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

 Os dois maiores índices foram em Brejo Santo, em dois postos do município. No posto Brejo Santo choveu 43 milímetros e no posto Poco do Pau o registro ficou em 27 mm. Há registro de ruas alagadas no município.
 
Em Fortaleza, o acumulado não passou de 5,2 mm. Na manhã desta quinta, uma chuva fraca começou a ser registrada a partir das 6 horas, segundo radar da Funceme. Em última atualização, perto das 9 horas, ela passou a ser considerada moderada em alguns locais, como nos bairros Dionísio Torres, Mucuripe e Varjota. 

As chuvas esperadas deverão concentrar-se nos períodos da tarde e noite, quando o VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), hoje localizado sobre o estado do Ceará, enfraquecerá e dará espaço para a atuação da instabilidade da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical).

Vale ressaltar que os maiores acumulados deverão ser nas porções Noroeste e Sul do estado. No sul, é esperado que chova no período da noite e estendendo-se para a madrugada de sexta-feira, 14. A previsão é de que a ZCIT estará mais próxima do estado do Ceará nos próximos dias.

Confira 10 maiores chuvas por posto no dia:
Brejo Santo (Posto: Brejo Santo) : 43.0 mm
Brejo Santo (Posto: Poco Do Pau) : 27.0 mm
Coreaú (Posto: Sitio Urubu) : 20.0 mm
Mauriti (Posto: Mauriti) : 18.6 mm
Aracoiaba (Posto: Aracoiaba) : 14.6 mm
Cariré (Posto: Juca) : 14.1 mm
Milagres (Posto: Sitio Saco) : 12.4 mm
Reriutaba (Posto: Amanaiara) : 12.0 mm
Tejuçuoca (Posto: Tejucuoca) : 12.0 mm
Jati (Posto: Jati) : 12.0 mm

A previsão para hoje é de chuva a qualquer hora do dia devido a influência da ZCIT sobre o Norte do Ceará. Portanto, a previsão do tempo para Fortaleza e para a RMF é:
13/02: Predomínio de nebulosidade variável com chuva isolada.
14/02: Da madrugada à manhã, nebulosidade variável com eventos de chuva. À tarde e à noite, céu com poucas nuvens.

15/02: Da madrugada à manhã, nebulosidade variável com eventos de chuva. À tarde e à noite, céu com poucas nuvens.

ZCIT: Zona de Convergência Intertropical: nuvens que circundam a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.

VCAN: Vórtice Ciclônico de Altos Níveis: Sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12 km de altura.


O POVO