Sobe para 52 o número de mortos em Minas Gerais por causa da chuva

Blog do  Amaury Alencar


O número de mortos em Minas Gerais, depois das chuvas dos últimos dias, subiu mais uma vez e chega a 52, de acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado. 13 foram somente na capital, Belo Horizonte. Uma pessoa continua desaparecida.

 Foto: Amanda Perobelli/Reuters/Direitos reservados

No momento, mais de 33 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. São mais de 4 mil pessoas que perderam suas casas, e todo o restante teve que deixar as moradias devido aos riscos das chuvas.

101 municípios mineiros tiveram a situação de emergência decretada pelo Estado. Foi publicado, nesta terça-feira, no Diário Oficial da União, o decreto que reconhece a situação em 54 dessas cidades.

Como muitos sobreviventes tiveram que deixar suas casas, precisam de doações. Na capital mineira, entidades recolhem itens como roupas, colchões, água, alimentos não perecíveis, remédios e produtos de higiene.

Outra forma de ajudar, até mesmo para quem mora em outros estados, é por meio de depósito ou transferência bancária.

O Banco do Brasil informou nesta terça que abriu duas contas correntes, como parte do plano de ação emergencial de ajuda aos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, que também sofre com as chuvas e onde morreram nove pessoas.

Para os dois estados, as doações devem ser feitas na agência 1607-1. Doações para Minas Gerais, na conta de número 80.000-7, e para o Espírito Santo na conta 70.000-2. Todos os detalhes, incluindo o CNJP do Banco do Brasil, estão no site da instituição, na internet.

Nesta terça-feira, o governo de Minas Gerais informou que antecipou o pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, a 101 castigadas pelas chuvas. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento social do estado serão repassados R$ 3,4 milhões às cidades que tiveram a situação de emergência decretada pelo estado.

As Forças Armadas estão ajudando em ações de resgate e auxílio emergencial às vítimas das chuvas em Minas Gerais, e também no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.


Rádio Agência