Santana do Cariri : Educação Santanense promove minicurso para professores da rede municipal de ensino

Blog do  Amaury Alencar
Foto: Júnior Sultério. Encontro ocorreu em parceria com a Universidade Federal do Ceará e contou a participação de dezenas de educadores do município.

A prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Educação, iniciou esta semana promovendo um minicurso para os educadores do município.O curso aconteceu em parceria com a Universidade Federal do Ceará – UFC, no auditório do Museu de Paleontologia.

Com o tema, “Metodologias (cri) ativas: olhares geográficos das festas” o minicurso foi oferecido para os professores das disciplinas de História e Geografia da rede municipal de ensino e extensivo aos professores das escolas particulares.Facilitou o momento, Djailson Ricardo Malheiro, doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

O objetivo segundo a Secretaria de Educação, é promover maior aprendizado e interação entre núcleo gestor e corpo estudantil, utilizando-se de mecanismos educacionais ainda pouco usuais por alguns profissionais da educação.A formação reuniu docentes de várias escolas e abordou a importância da inserção do aluno nos temas escolares, especialmente nas disciplinas da área de humanas.A partir de relatos dos presentes, foi possível discutir temas e metodologias alternativas que acolham a realidade cotidiana dos alunos dentro dos temas abordados pelos educadores.

Sobre a importância do encontro, a secretária de Educação, Gerllanny Freire, disse ser fundamental que os educadores do município estejam atualizados com as estratégias de ensino-aprendizagem.

“Nós da secretaria de Educação sabemos que é fundamental para o nosso corpo docente estar sempre atualizado e em contato com novas estratégias de ensino e aprendizagem, e momentos como estes, em que professores de diferentes escolas, com alunos em diferentes realidades, se reúnem e têm a possibilidade de discutir as suas metodologias, ferramentas de ensino, realizações e dificuldades, são muito enriquecedoras, e fundamentais para aprimorar a nossa educação.

E quando temos a possibilidade de oferecer minicursos como este, com profissionais como Djailson, de muita qualidade e experiência, ficamos muito gratos e entusiasmados pelo futuro da educação santanense”.