I Congresso Nacional de Gestão para Resultados discute desafios da gestão pública

Blog do  Amaury Alencar




O Ceará será palco de um importante encontro que discutirá os limites e as possibilidades da gestão pública para o alcance de resultados positivos no setor público. O I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados (ConGpR), realizado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) e pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE), reunirá, entre os dias 11 e 13 de março de 2020, pesquisadores, professores, acadêmicos, lideranças políticas e gestores que atuam no campo da gestão pública de todo o Brasil.

O evento, cujo tema é “Inovação e Desafios na Gestão das Políticas Públicas”, possui natureza técnica e científica e objetiva a troca de conhecimento e experiências entre os participantes a partir de uma rica agenda de atividades compostas por painéis, short talks, entrevistas, conferências e apresentações de trabalhos científicos.

Quem deseja submeter trabalhos científicos para apresentação durante o evento já pode conferir aqui o edital com as regras e os prazos de submissão. A inscrição dos trabalhos terá início nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro de 2020, e seguirá até o dia 10 de fevereiro de 2020. Para quem deseja participar do Congresso, mas não vai apresentar trabalho científico, o período de inscrição será de 15 de janeiro de 2020 a 6 de março de 2020.

Programação

O congresso buscará estimular uma discussão crítica e propositiva sobre inovação e boas práticas que contribuam para a melhoria do ciclo da gestão pública, contemplando a governança, o desenvolvimento de pessoas, o planejamento, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas.
A programação do evento terá início no fim da tarde do dia 11 de março de 2020, com solenidade que terá a presença do secretário do Planejamento e Gestão (respondendo), Flávio Jucá, do secretário estadual de Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues (Dr. Cabeto) e do superintendente da ESP-CE, Marcelo Alcântara.

Na ocasião, também será apresentada a Rede Interfederativa de Planejamento e realizada uma Avaliação do Acordo de Resultados 2019.
Fomento à pesquisa
Reconhecendo a importância de iniciativas de fomento e estímulo à pesquisa, o I ConGpR também convida os profissionais e pesquisadores interessados em partilhar e conhecer as experiências e produções científicas no campo da gestão pública a participarem das apresentações que ocorrerão ao longo dos três dias de evento.
De acordo com o edital regulador, o envio dos trabalhos deverá ocorrer por meio de formulário online, disponível na página da ESP-CE. O link para acesso à área de submissão estará liberado a partir do dia 15 de janeiro e permanecerá aberto até as 23 horas e 59 minutos do dia 10 de fevereiro de 2020.
As propostas de trabalhos deverão contemplar a gestão pública para resultados a partir dos seguintes eixos temáticos: visão estratégica e escolha de prioridades; monitoramento e avaliação; gestão e desenvolvimento de pessoas para resultados; e governança orientada para resultados”. Os trabalhos poderão ser submetidos nas modalidades “Pesquisa Original” ou “Relato de Experiência”.
Dentre os trabalhos apresentados na modalidade “Apresentação oral”, a comissão científica selecionará em cada eixo temático para receber uma menção honrosa durante o evento. Os autores dos quatro trabalhos premiados serão convidados a publicá-los no periódico CadernosESP.
Serviço
I Congresso Nacional de Gestão para Resultados
Data: 11 a 13 de março de 2020
Local: Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão leste – Mezanino 1), Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz – Fortaleza