Governo vai dar posse a 70 novos agentes penitenciários em fevereiro

Blog do  Amaury Alencar


Governador Camilo Santana informou que a nova turma assumirá ao mesmo tempo em que uma nova unidade prisional do Estado será entregue. Bondinho de Ubajara será entregue em março 
 
A partir do próximo mês de fevereiro o sistema prisional do Ceará passará a contar com mais 70 agentes penitenciários. A informação foi repassada nesta terça-feira (14) pelo governador Camilo Santana em bate-papo com a população, via redes sociais, sobre as ações do Governo do Ceará. "Já autorizei o secretário (Mauro Albuquerque, da Administração Penitenciária) e ele decidiu que vai contratar de acordo com a abertura das unidades prisionais. Agora em fevereiro será chamada a turma para fazer o treinamento e também já assumir, pois é a previsão que vai ser inaugurada uma nova unidade aqui no Ceará". Os novos servidores foram aprovados no concurso público realizado em 2017. Dos 2.000 candidatos que foram convocados para o curso de formação 1.695 atenderam ao chamamento e cumpriram os requisitos obrigatórios ao longo das etapas de avaliação física, de saúde e psicológica. 
O governador anunciou também que o turismo na Serra da Ibiapaba está preste a ter de volta um importante equipamento para o setor. De acordo com ele, "o Bondinho de Ubajara está com a previsão de entrega para o final de março. Foram quase 10 milhões de reais investidos lá", disse o gestor. Outra área importante é a do esporte e lazer. Para fomentá-la, o Estado vem construindo espaços adequados para a prática esportiva, contribuindo para uma vida mais saudável e para a prevenção da violência. As areninhas têm sido aguardadas com ansiedade pela população dos municípios cearenses que ainda não receberam o equipamento. Até o momento, o Governo do Ceará já entregou 82. Camilo comunicou que em fevereiro será a vez dos municípios de Guaiúba e Paramoti terem seus campos entregues à comunidade.

Importante projeto para a segurança hídrica do estado, a usina de dessalinização do Ceará está prestes a ter seu edital de licitação para construção e operação aberto, após passar por procedimentos preliminares, como detalhou o governador. "Há dois anos a gente licitou para que uma empresa fizesse um estudo vendo a melhor localização, viabilidade econômica. A partir desse estudo a gente elaborou o projeto em si, fez consultas públicas, passou para aprovação do Tribunal de Contas do Estado - que está nessa fase - e a partir daí a gente vai lançar a licitação para a contratação da empresa que vai construir em parceira com o Estado, pois é uma PPP (Parceria Público-Privado). É uma iniciativa exclusivamente do Governo do Ceará, através da Cagece", explicou Camilo. A usina ficará na Praia do Futuro, em Fortaleza, e terá capacidade para atender a demanda de até 720 mil pessoas, sendo a maior do Brasil.
Como de costume, o chefe do Executivo estadual aproveitou o bate-papo para atualizar os cearenses sobre o andamento do trabalho de recuperação das estradas cearenses que vem sendo feito desde o início do segundo semestre do ano passado. "16 já foram entregues (328,19 km) e dois já estão pronto e em sinalização (13,92 km). Mais 13 pontos (336,13 km) concluíram o serviço de pavimentação e aguardam a colocação da sinalização e 13 (577,4 km) outros estão com a pavimentação em andamento. Começam agora em janeiro mais dois (36,48 km). Com isso, a gente alcança 76% da quilometragem prevista para recuperação", pontuou Camilo.