Dataprev Ceará anuncia greve geral por tempo indeterminado

Blog do  Amaury Alencar



Funcionários em greve nesta terça-feira, 28
Funcionários em greve nesta terça-feira, 28 (Foto: Vera Sousa/Whatsapp O POVO)
Funcionários da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) do Ceará decidiram paralisar seus trabalhos por tempo indeterminado a partir desta terça-feira, 28. O Dataprev é responsável por administrar dados e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Conforme informações do Dataprev, outros 20 estados do País aderiram ao movimento desde a última segunda-feira, 27. Ao aderir ao Programa de Adequação de Quadro (PAQ), a Dataprev afirma que desligará 15% do total de 3.360 trabalhadores da folha, além de encerrar o trabalho em 20 filiais até o fim de fevereiro deste ano. Com o fechamento dessas unidades, a estatal deverá passar a centralizar as atividades em sete regiões estratégicas que possuem data centers e Unidades de Desenvolvimento, o que inclui a sede cearense. De acordo com a Dataprev, a empresa perdeu eficiência nos últimos anos, comprovada pelo desequilíbrio entre gastos e receitas de, respectivamente, 21% e 13% em um contexto de inflação (IPCA) de 10,7% acumulada no mesmo período.
Em nota, o Sindicato de Trabalhadores em Processamento de Dados do Ceará (SindPD) afirmou que houve baixa adesão dos funcionários ao PAQ e que “o governo segue em processo de privatização sem respeitar o quadro funcional, causando demissão em massa e fechamento de unidades pelo País”.

Funcionários aderiram a paralisação nacional nesta terça-feira, 28
Funcionários aderiram a paralisação nacional nesta terça-feira, 28 (Foto: Vera Sousa/Whatsapp O POVO)

Segundo funcionários da estatal do Ceará, não houve aviso prévio sobre a inclusão da empresa no PAQ. Também há uma preocupação com um possível desmonte em sequência, como a futura diminuição de sedes ou extinção de cargos.

No último dia 15 de janeiro, o Dataprev foi incluído no Programa Nacional de Desestatização do Governo Federal (Pnd) em publicação no Diário Oficial da União. A Dataprev é uma empresa pública, criada em 1974, conforme a Lei nº 6.125, de 4 de novembro daquele ano, assinado pelo presidente Ernesto Geisel.

Em nota enviada ao O POVO, a empresa informou que "entende e respeita as mobilizações sindicais e o direito de greve dos trabalhadores. O Programa de Adequação de Quadro (PAQ), lançado no dia 08 de janeiro, que oferece incentivos ao desligamento dos empregados lotados nos 20 estados, foi amplamente divulgado, interna e externamente, e a empresa mobilizou um grande time para atender, tirar dúvidas e apoiar os trabalhadores que estão sendo desligados durante todo o processo. Isso vem sendo feito com todo o cuidado e o respeito que a delicadeza do assunto demanda. Vale esclarecer que a Dataprev foi incluída no Programa Nacional Desestatização, conforme o Decreto nº 10.199/2020, publicado no dia 16 de janeiro último

. A condução de todo o processo está sendo realizada pelo Ministério da Economia e Casa Civil (PPI) e vem sendo amplamente divulgada. E, por fim, a Dataprev está monitorando os movimento de greve e trabalhando para garantir o quantitativo necessário para que não haja paralisia dos serviços essenciais."


o Povo