80% da produção do pequi é perdida em incêndio na Floresta Nacional do Araripe, entre os municípios de Barbalha e Jardim

Blog do  Amaury Alencar


DA AGÊNCIA CARIRICEARA COM JORNAL DA PRINCESA
Henrique Macedo – Foto: Ciro Albano /Divulgação

Há mais de uma semana, um incêndio de grandes proporções devasta áreas na Floresta Nacional do Araripe, entre os municípios de Barbalha e Jardim. Estima-se, segundo o coordenador dos brigadistas do ICMBio, Vicente Moreira, que, quase 2 mil hectares foram consumidos pelo fogo, o que corresponde a 2 mil campos de futebol.

De acordo com Verônica Figueiredo, chefe da unidade da flona, um área expressiva da produção do pequi foi perdida.

“A área queimada é a área de maior produção do pequi, pois é o local mais expressivo para a produção. 80% de toda a produção foi embora com essa queimada. Então, vai ser um prejuízo socioambiental, principalmente para aquelas comunidades que vivem da coleta do pequi naquele entorno. Pra diversidade biológica a gente nem calcula o tamanho do problema que será para esta área”, afirmou.

Apesar do cenário de destruição, e do fogo já ter sido controlado em alguns pontos da floresta, 90 pessoas, entre Brigadistas do Instituto Chico Mendes, militares do Corpo de Bombeiros e Ibama, ex-brigadistas voluntários e bombeiros civis continuam atuando no combate a focos de incêndios. Moradores das comunidades próximas também estão colaborando.

Este é um dos maiores incêndios da história na Floresta Nacional do Araripe.