Sobral abre sítio de pinturas rupestre com estrutura para visitação turística

Blog do  Amaury Alencar
A cidade de Sobral, tem uma nova atração para visitantes e moradores: os sítios arqueológicos Bilheira I e II, que abrigam pinturas rupestres, ganharam estrutura de visitação no fim de novembro.

 Sobral abre sítio de pinturas rupestre com estrutura para visitação turística

Os espaços receberam investimentos de R$ 70 mil do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passaram a contar com passarelas, abrigos e placas informativas.

A região possui um expressivo conjunto de formações rochosas graníticas, representado por paredões não abrigados, grutas e cavernas. Bilheira I e II integram aquele que é avaliado hoje, pelo Iphan, como o maior conjunto de arte rupestre já registrado no Ceará, representado por 32 sítios, distribuídos em três complexos: o Bilheira (12 sítios), o Pedra do Sino (7 sítios) e o Olinda (6 sítios).
Nas rochas, pinturas na cor vermelha, criadas há milhares de anos com a ponta dos dedos, sugerem que os primeiros habitantes do lugar tentavam fazer uma possível contagem do tempo por meio de asteriscos e traços.

A área abriga um dos principais cartões-postais da região, a Pedra das Andorinhas, que também possui arte rupestre em seu perímetro. A visitação a este conjunto, porém, deve acontecer somente no segundo semestre de 2020.

Com o novo equipamento de visitação, os sítios serão integrados ao circuito das trilhas do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Pedra da Andorinha, localizado a oito quilômetros do Complexo Bilheira. A trilha de 1,5 km existente no local tem acesso gratuito, mas deve ser feita apenas com o acompanhamento de um guia especializado.

 O percurso até a fazenda mais próxima da região, situada mais precisamente no distrito de Taperuaba (a 52 km do Centro de Sobral), deve ser feito em carro próprio.
 
Fonte: G1 CE