Secult promove Oficinas de Comunicação com foco na Educação Patrimonial em Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
Através de parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, alunos do 6º ao 9º ano do fundamental II, da Escola de Ensino Fundamental José Geraldo da Cruz estão participando de um projeto pedagógico que alia comunicação e educação patrimonial.
A ideia da professora de história Cícera Alves foi envolver os estudantes e a comunidade do bairro na confecção de um jornal escolar.

Para que as turmas estivessem embasadas pudessem elaborar a atividade, a educadora buscou realizar uma parceria com a Secretaria de Cultura do Município que, através da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural, está promovendo uma série de oficinas temáticas com os alunos da unidade escolar.

“A proposta é trabalhar educação patrimonial com as ferramentas da comunicação, desenvolvendo atividades na escola com os grupos que possam subsidiar a produção e dialogando com o patrimônio e a memória” explica a assessora técnica da Secult, Bibiana Belisário.

Ao todo estão sendo realizadas cinco oficinas com público escolar: Conhecendo José Geraldo da Cruz, Fotojornalismo de Bolso, Comunicação Popular, Diagramação Básica e Técnicas de Entrevista e Produção de Texto.

 “É notória a apropriação e pertencimento dos estudantes com as discussões e temas das atividades, conforme vão sendo realizadas. Gera-se um novo olhar, percepção e  integração entre a turma”, acrescenta a orientadora. Nesta terça- feira, 17, será realizada a oficina como fazer Comunicação Popular.