Município de Jaguaribe registra temperatura máxima de 40°C neste domingo,15

Blog do  Amaury Alencar



Açude Castanhão, construído no leito do rio Jaguaribe, em período de seca.
Açude Castanhão, construído no leito do rio Jaguaribe, em período de seca. (Foto: Camila de Almeida)
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou no final da tarde deste domingo, 15, os cinco municípios do Ceará que registraram as maiores temperaturas do dia. Jaguaribe lidera o ranking com 40°C. Logo atrás estão os municípios de Redenção, com 38,5°C, Parambu com máxima de 38,3°C, Crateús com 38,2°C e, por fim, Sobral, que registrou 38,1°C.
No Twitter, o perfil da Funceme brincou ao publicar a informação: “Domingão com gente colocando pé na areia, água de coco ou se balançando numa rede no interior. Porém, uma coisa que todo mundo tá 'curtindo' é o calor”. A média entre as temperaturas dos cinco municípios mais quentes de hoje chega a 38,6°C. Em Fortaleza, a máxima chegou aos 32,8°C. 

No dia 2 de novembro, Jaguaribe, localizada a 308 km de Fortaleza, já havia registrado máxima de 40,5°C, maior temperatura do País daquele fim de semana. Os dados são da Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Também em novembro, O POVO divulgou que as temperaturas no Ceará estão até três graus mais altas que o esperado. Entre os motivos que causam o aumento da sensação térmica, estão aspectos como a diminuição da velocidade dos ventos e o aumento da umidade.


O povo