Hospital Regional do Cariri tem certificação de excelência renovada

Blog do  Amaury Alencar




O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, do Governo do Ceará, obteve a manutenção do certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), conquistado em 2016. A validação reconhece melhorias contínuas na organização, estrutura, além dos critérios que envolvem a segurança do paciente e qualidade na assistência dos processos com evidências de ciclo de melhoria.

“Foram três dias intensos. O nível de exigência a cada visita aumenta, assim como a nossa responsabilidade e a nossa necessidade de se reinventar a todo instante. Mas essas são características que nossa equipe tem e muito. O que faz do HRC ser excelente são os profissionais que aqui atuam. Nossas equipes abraçam os novos projetos, se doam para que eles sejam executados com compromisso e responsabilidade. A exemplo dos protocolos do trauma e AVC, muito elogiados pela equipe do IQG”, destacou a diretora-geral do HRC, Demostênia Coelho.

O Hospital Regional do Cariri é referência no trauma e AVC Agudo. O eixo adulto recebe por dia cerca de 100 novos pacientes com porta aberta 24h, para dar maior fluidez na emergência. No início de 2019, foi implantado o protocolo do trauma o que otimizou o fluxo dos pacientes do AVC. Outra conquista foi a implantação do projeto Lean nas Emergências, um projeto no Ministério da Saúde realizado por profissionais do Hospital Sírio Libanês que tem como objetivo diminuir a superlotação nas emergências. Em quatro meses do projeto, a lotação da emergência do HRC diminuiu em 70%.



De janeiro a novembro deste ano, 28.362 novos pacientes deram entrada na emergência, destes 7.754 foram submetidos a algum tipo de procedimento cirúrgico. Foram realizados ainda 551.560 exames de imagem e ambulatorial e 9.441 pacientes retornaram para acompanhamento ambulatorial.