Geração do Conhecimento 5.0: alunos da rede estadual desenvolvem micro robô colaborativo no Nutec

Blog do  Amaury Alencar



Micro robô desenvolvido pelos alunos da EEEP Raimundo Célio Rodrigues

Os estudantes João Vitor de Lima Sousa e Ana Jully Teófilo de Sousa, ambos de 18 anos e estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Raimundo Célio Rodrigues, localizada em Pacatuba, desenvolveram um micro robô colaborativo de baixo custo e baixo consumo de energia para crianças cadeirantes e autistas. O trabalho foi realizado no Nutec durante o período de estágio supervisionado.

O projeto do micro robô colaborativo foi intitulado Projeto Kacthu (Pakacthuba) e sua arquitetura é constituída de uma rede de sensores ultrassônicos para percepção de distância aos obstáculos e sinal de entrada de algoritmo computacional anticolisão. O Kacthu foi prototipado rápido em impressora 3D e é controlado através de aplicativo instalado em smartphone. Por ser um dispositivo de comunicação Bluetooth, permite o comando remoto em até dez metros em rede sem fio.

“Quando decidimos criar algo, o objetivo era ajudar as crianças que têm deficiência e promover isso de uma forma divertida, para que tivesse a leveza de uma brincadeira”, explica João Victor.



No dia 29 de novembro, os alunos apresentaram o projeto do miniveículo robô colaborativo Kacthu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Maria de Sá Roriz de Monguba-Pacatuba. “A gente queria ver como o projeto ia ser abraçado pelas crianças, como elas iam reagir, se iam gostar. O resultado foi super positivo e elas amaram”, relata Jully Teófilo.

Capacitação

O estágio supervisionado dos alunos teve início em 21 de agosto de 2019, no Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro) do Nutec, sob a supervisão do Engenheiro Dr. Renato Cândido Zimmermann. Para a realização do projeto e montagem de um micro robô colaborativo para crianças cadeirantes e autistas, estabeleceu-se um Plano Participativo de Trabalho de estágio.

O Nutec, dentro das iniciativas estaduais e regionais para a Revolução 4.0 da Indústria, está com a iniciativa intitulada “Geração do Conhecimento 5.0”. Tem como propósito a capacitação em sala de aula e em laboratório de capital intelectual humano para manufatura aditiva com tecnologia de impressão tri dimensional FDM e SLA/DLP, robótica colaborativa industrial, inteligência artificial, visão computacional e Internet das Coisas-IoT.

Curso de Técnico em Automação Industrial

A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), dentre os seus cursos ofertados, tem em destaque o Curso de Técnico em Automação Industrial, para formação de profissional para atuar em diversos segmentos industriais, tais como indústrias siderúrgicas, energia, celulose, automobilística, naval, aeronáutica, metalúrgica, petroquímica, têxtil, alimentícia, e todos os segmentos do setor eletroeletrônico, que cada vez mais têm buscado tecnologias de ponta, equipamentos modernos microprocessados e a automatização de seus processos produtivos. O profissional com formação técnica em Automação Industrial atua na elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Além disso, realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais.