Fatec Sertão Central alcança nota 3 em indicador do MEC

Blog do  Amaury Alencar



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última quinta-feira, 12, o resultado do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2018, que avalia o índice de qualidade das Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil atribuindo notas em uma escala de 1 a 5.

Em relação às IES avaliadas no Ceará, a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central alcançou nota 3, mesmo conceito de outras faculdades estaduais, como a UVA e URCA. No Ceará, a nota 3 reúne a maior parte das instituições de Ensino Superior avaliadas.

O diretor da Fatec, Jardel Paixão, destaca que “é uma grande felicidade pra nós – tanto para a gestão da faculdade e do Instituto Centec, como para nossos professores e alunos – que, em apenas 10 anos de existência, chegamos ao nível de outras universidades estaduais. Isto corrobora com a qualidade do trabalho que temos prestado, focando sempre no Ensino, na Pesquisa e na Extensão”, comemora. Ele lembra ainda que os dois cursos Superiores de Tecnologia – em Alimentos e Gestão do Agronegócio – já têm conceito 4 no MEC.

Sobre o IGC

O IGC é calculado anualmente e leva em consideração uma série de insumos, como média dos conceitos de avaliação dos cursos de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre cursos de graduação e pós.

Entra no cálculo também, a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é calculado com base na nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do último triênio (2016, 2017 e 2018), relativos aos cursos avaliados da instituição; no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – que mede o quanto o curso de graduação agregou ao desenvolvimento do estudante; e no perfil dos professores.

Confira AQUI a avaliação completa.

Do Repórter Ceará