Falta de manutenção elétrica gera curtos-circuitos em postes no Cariri

Blog do  Amaury Alencar
No mês de novembro ocorreram dois incêndios em postes na Rua São Pedro, no centro de Juazeiro do Norte, devido a um curto-circuito na fiação. O problema tem se tornado recorrente no Cariri, e um dos motivos para que isso aconteça é a falta de manutenção elétrica nos fios.


 Falta de manutenção elétrica gera curtos-circuitos em postes no Cariri

Um curto-circuito elétrico se dá através de uma elevada passagem de corrente elétrica, muito ou pouco acima do normal, dependendo da intensidade de energia. Esse aumento repentino de tensão é justamente o que pode ocasionar a falha. O tenente Jucelino, do Corpo de Bombeiros, afirmou anteriormente que se trata de uma ocorrência corriqueira a ter um contador ou poste em chamas.

É importante saber que fios velhos, em má conservação ou já desencapados precisam ser trocados. O mais recomendado é que seja feita uma manutenção elétrica com um profissional, pelo menos a cada 5 anos. E quando os problemas e ajustes estiverem se acumulando, é necessário viabilizar uma reforma elétrica.

Ao entrar em contato com a diretoria de comunicação da Enel, foi informado que outra causa dos curtos-circuitos se dá pelo excesso de cabos de empresas de telecomunicação e outros serviços.
“A rede de energia elétrica fica sempre na parte mais alta dos postes, conforme regulamentado pela ABNT.  A Enel faz a fiscalização desses postes para que não haja cabos em excesso colocados de forma irregular pelas empresas de telecomunicação.”, afirma Analu Morais, que faz parte da diretoria de comunicação da Enel.
Um dos incêndios, ocorridos no último dia 8 de novembro, no centro do Juazeiro, foi causado por uma falha na rede de energia elétrica que gerou o curto-circuito. Abaixo segue nota da Enel sobre o caso.

Nota – Enel Distribuição Ceará

Sobre a ocorrência na Rua São Pedro, em Juazeiro do Norte, a Enel Distribuição Ceará informa que um curto-circuito afetou a fiação do poste. A distribuidora comunica que equipes foram ao local ainda na tarde de domingo (8) para isolar os riscos. O fornecimento foi completamente normalizado na segunda-feira, 9.


Badalo