ADS

Ads 970x90

SENAC apresenta coleções de moda autoral e lança livros na Mostra Sesc

A Praça da Sé do Crato se transforma em passarela da moda neste sábado (09), a partir das 19h, com a realização do evento Senac Moda Cariri apresentando as coleções A Linha A Luz de Sérvulo Esmeraldo e Cariri Visceral. Inédita, a primeira faz uma homenagem ao artista nascido no Crato, Sérvulo Esmeraldo, por ocasião dos seus 90 anos.

 



 A Cariri Visceral, por sua vez, estreou em Fortaleza na última edição no DFB Festival, maior evento de moda autoral do país. Ambas foram criadas e desenvolvidas por alunos do Senac Crato. O evento é aberto ao público e integra a programação da Mostra Sesc de Culturas Cariri.

A coleção A Linha A Luz de Sérvulo Esmeraldo leva a assinatura dos alunos do curso de Figurinista. Homenageado em 2019 pelo Governo do Estado do Ceará, que instituiu o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo, o artista construiu sua trajetória como escultor, gravador e desenhista de notório reconhecimento nacional e internacional.

“A inspiração veio da exposição A Linha A Luz O Crato, que Sérvulo Esmeraldo realizou no Crato em 2016. Cada aluno criou uma proposta para passarela baseada em uma obra”, explica o instrutor Salvide Rocha, à frente do projeto. A turma de 14 alunos elaborou 14 looks usando tecidos como veludo, Oxford, plástico, microfibra, malha, brim, e técnicas de sublimação para estamparia.

Já a coleção cápsula Cariri Visceral foi criada e desenvolvida por alunos dos cursos de Costureiro, Modelista e Figurinista. A proposta é traduzir o passado, presente e futuro que projetam a Região do Cariri como espaço múltiplo e forjador da identidade cearense e nordestina, usando a linguagem da moda. As referências vêm da diversidade, tradição, vanguarda, de toda herança cultural da terra dos Kariris, de Padre Cícero e de “Seu Espedito”, conhecida também como “Oásis do Ceará”, pela sua riqueza natural.

São 13 looks elaborados coletivamente por 16 alunos, sob orientação da instrutora do Senac Crato no segmento de Moda, Ariane Morais. Entre macramês, cordas, palhas, organzas, voal, rendas, couros, acessórios de correntes e pedrarias, se destacam as peças de couro do Mestre da Cultura Cearense Espedito Seleiro e as tramas experimentais do artista-tecelão do Cariri, Alexandre Heberte.

EDITORA SENAC CEARÁ NA MOSTRA

 Antes dos desfiles, a Editora Senac Ceará lança os livros “Mixologia: o universo do bartender cientista”, dos autores Victor Quaranta e Henrique Ferrera, e “Cozinha: do fogo aberto ao século XXI”, da autora e arquiteta Ana Virginia Furlani. Os eventos também acontecem durante a Mostra Sesc de Culturas, na Praça da Sé, no Crato. O lançamento do livro sobre mixologia ocorre neste sábado (9), a partir das 17h. Já o lançamento do livro sobre cozinha acontece no domingo (10), também às 18h. A ação faz parte da programação do Sistema Fecomércio-CE.

Com uma escrita leve e objetiva, em meio a expressivas e impactantes fotografias, o livro sobre mixologia traz informações dos segredos de bar que nunca foram documentados. Na obra, o leitor pode desmistificar e aprender como Victor Quaranta, um dos mais criativos bartender e mixologista do Brasil, executa suas técnicas no universo da coquetelaria.

A utilização de ingredientes artesanais, modos de elaboração e criação de coquetéis, storytelling, drinks clássicos e exclusivos do autor, mixologia molecular, dentre outros temas compõem o sumário do exemplar de 200 páginas.

A cozinha e o homem nasceram juntos. Desde o período em que o homem dominou a arte de acender o fogo, até os dias atuais, ambos sofreram profundas e indissolúveis alterações. A cozinha já foi o local dos escravos, dos serviçais, da dona de casa e até mesmo de ninguém. Atualmente, esse espaço conquista cada vez mais o protagonismo da casa, sendo o coração pulsante do lar.

É nesse contexto que Ana Virgínia, autora do livro Cozinha: do fogo aberto ao século XXI, convida o leitor para uma viagem na evolução da cozinha, desde a descoberta do fogo até as cozinhas moduladas deste século. Na narrativa, Furlani analisa o contexto político, social e econômico de cada período e sua influência na arquitetura dos lares, sobretudo, das cozinhas.
O exemplar traz como proposta viajar por muitos sabores, cores e aromas que fizeram e fazem do ato de cozinhar um dos mais belos manifestos da cultura humana. Durante o lançamento, haverá um bate papo com a autora.
Nos dois eventos, os autores de ambos os livros contemplarão o público com momento dedicado para autógrafos.
Durante o período da Mostra, a Livraria Senac Ceará estará presente, em um estande na Praça da Sé, com livros sobre arte, cultura, gastronomia, design, artesanato, onde oferecerá, também, importantes títulos das Edições Sesc.
MOSTRA SESC DE CULTURAS CARIRI
Consolidada ao longo de duas décadas como um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil, a Mostra Sesc de Culturas Cariri proporciona múltiplas experiências estéticas e de imersão cultural na região. Mais do que nunca, o encontro deste ano está baseado na conexão entre tradição e contemporaneidade, unindo brincantes, mestre de tradição, artistas, pesquisadores e público em geral.
Uma oportunidade de trocar ideias e experiências, a partir do intercâmbio de conhecimento. O fazer artístico e suas variadas expressões, questões de acessibilidade, sustentabilidade, manifestações populares, patrimônio imaterial e memória social são apenas alguns dos temas que vão ser discutidos e partilhados ao longo dos cinco dias da Mostra.
SENAC apresenta coleções de moda autoral e lança livros na Mostra Sesc SENAC apresenta coleções de moda autoral e lança livros na Mostra Sesc Reviewed by blogdoamauryalencar.blogspot.com.br on 20:14 Rating: 5

Random Posts

3/random/post-list