Programa Médicos pelo Brasil: após ser aprovado pelo Congresso, 18 mil médicos devem chegar aos municípios

Blog do  Amaury Alencar

O Congresso Nacional aprovou nessa quarta-feira (27), a criação do programa Médicos pelo Brasil, lançado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A iniciativa vai levar 18 mil médicos a regiões mais carentes do país, além de formar especialistas em prevenção e acompanhamento de doenças mais frequentes nos brasileiros, como diabetes e hipertensão. Agora, o texto da Medida Provisória segue para sanção presidencial.

O programa Médicos pelo Brasil foi lançado pelo Governo Federal em agosto deste ano, em substituição ao projeto Mais Médicos. Das 18 mil vagas previstas, cerca de 13 mil são em municípios distantes dos centros urbanos ou pequenos, enquanto 5 mil vagas são para as equipes de Saúde da Família, voltado para pessoas que recebem benefícios sociais ou ganham até dois salários mínimos de aposentadoria.

Do total de vagas previstas, as regiões Norte e Nordeste, juntas, terão 55% do total dessas vagas.
Os médicos serão selecionados por meio de processo seletivo eliminatório e classificatório conduzido pela Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (ADAPS), vinculada ao Ministério da Saúde.