Manifestantes realizam passeata pedindo o impeachment do ministro Gilmar Mendes

Blog do  Amaury Alencar



(Foto: Deísa Garcez/Especial para O POVO)
Militantes de Direita realizam manifestação neste domingo, 17, pedindo o impeachment de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O ato ocorre na praça Portugal, em Fortaleza, e em várias capitais do Brasil. Dentre os motivos levantados pelos movimentos conservadores para realizar o pedido está a postura do ministro da Corte, que é vista como "fora da sua prerrogativa" e com intenção de "legislar no lugar dos deputados e dos senadores".

Amanda Martins, líder do movimento Consciência Patriótica, afirma que a manifestação não é contra o STF como instituição, mas diretamente contra Gilmar Mendes como ocupante do atual cargo de ministro. "Já foram protocolados no Senado Federal mais de 15 pedidos de impeachment, dentre eles o mais bem fundamentado foi do jurista Modesto Carvalhosa, que se baseia em uma queixa-crime em que ele mostra vários abusos de poder, vários atos do ministro, que vão contra a nação brasileira, que vão contra as aspirações da Direita do Brasil”, justifica.
A manifestante ainda completou que considera a postura do ministro “fora da prerrogativa”. "Nós não vamos permitir pessoas como o ministro Gilmar Mendes, que estão agindo fora da sua prerrogativa, praticando um ativismo judicial, querendo legislar no lugar dos deputados, dos senadores", declara.
Durante o ato, houve um momento de oração pelo presidente Jair Bolsonaro. Além da reivindicação principal, a manifestação também traz como pauta o apoio ao presidente, considerado por Amanda como "o melhor para o Brasil". "Todas as vezes que os movimentos conservadores estão na rua existe sempre nossa principal pauta: de mostrar todo nosso apoio ao nosso presidente Jair Bolsonaro. Nós trabalhamos de graça na campanha e continuamos em apoio, em defesa, ao governo do presidente, porque nós temos plena convicção que nesse momento ele é o melhor para o Brasil", pontua a militante.
Recentemente, Bolsonaro anunciou que sairia do Partido Social Liberal (PSL) e que daria início à criação do partido Aliança pelo Brasil. Amanda considera que a ideia surgiu das aspirações da população e que esse é o primeiro partido conservador brasileiro. "Pela primeira vez na história do Brasil está surgindo um partido conservador, de direita verdadeiramente".  


o Povo