Feira da Cultura Popular estimula o trabalho de artesãos, mestres e associações do Cariri

Blog do  Amaury Alencar
A imagem pode conter: 1 pessoa

Com a proposta de ser um agente de desenvolvimento cultural, social e econômico para toda a região do Cariri, a Mostra Sesc de Culturas Cariri, além de movimentar hotéis, restaurantes e o comércio local durante os cinco dias de programação, também estimula a economia criativa, dando destaque para a arte local na Feira da Cultura Popular, que acontece de 09 a 11 de novembro, na Praça José Geraldo da Cruz, em Juazeiro do Norte, a partir das 16h.

No total, a feira conta com 18 standes para artesãos, mestres, associações e artistas comercializarem seus produtos, divulgando e valorizando os recursos criativos e culturais da região. Entre os expositores da Feira estão nomes como Mestre Noza (in memoria), representado pela Associação de Artesão Mestre Noza, Mestre Domingos e Mestre Chico, além de entidades associadas ao Programa Mesa Brasil Sesc.
Na lista de produtos que podem ser encontrados durante a programação da Mostra Sesc estão artesanatos dos mais diversos, feitos na madeira, argila, barro e palha, cordel e xilogravura, bordados, produtos da agricultura familiar, foto pintura, arte em retalhos e instrumentos musicais da Banda Cabaçal.
Para a edição desse ano, a Feira da Cultura Popular também traz na sua programação lançamentos de cordéis e apresentações que vão animar ainda mais a Feira com grupos de tradição, repentistas e forró pé de serra. Além disso, o público pode participar das oficinas de Xilogravura com Lira Nordestina, no dia 09/11, e de Artesanato em Madeira da Associação Mestre Noza, no dia 10/11.
Solidariedade
Para os shows de abertura e encerramento, além dos espetáculos e apresentações em lugares fechados, é necessária a doação antecipada de 2 kg de alimentos não perecíveis. Os interessados podem adquiri-los de forma antecipada, a partir do dia 04/11, assim como no dia das apresentações, de acordo com a disponibilidade e limitação de público. Os pontos de troca são as unidades do Sesc em Juazeiro do Norte e no Crato, de 8h às 17h.
Programação Feira de Cultura Popular
Dia 09/11
Horário: 16h às 22h
Oficina de Xilogravura com Lira Nordestina
Lançamento de Cordel com Francisco Bruno
Forró pé de serra Tribaião
Apresentações de Grupos de Tradição
Maneiro Pau São Luiz, Banda Cabaçal São Bento, Coco Frei Damião Mirim, Maneiro Pau do Mestre Raimundo, Reisado Mirim Santo Expedito, Reisado São Francisco dos Popós.
Dia 10/11
Horário: 16h às 22h
Oficina de Artesanato em Madeira da Associação Mestre Noza
Lançamento do Cordel de Mateus Chico Canção - Cícero J. A. Gonçalves
Forró Pé de Serra Os Três Daqui de Junio / Repentistas com Marlon Torres e Vanubio Limeira
Apresentações de Grupos de Tradição
Reisado Manoel Messias do Mestre Cicinho, Reisado Renascer da Tradição de Mestre Eduardo, Reisado São Francisco Romeirão do Mestre Dodó, Guerreiras Santa Madalena de Mestra Yara, Reisado Discípulos De Mestre Pedro Do Mestre Antônio.
Dia 11/11
Horário: 16h às 22h
Forró de Cavaquinho com José Mathias Filho
Apresentações de Grupos de Tradição
Cantares de Alma da Mestra Pedrina, Reisado São Luiz do Mestre Luiz, Reisado Arcanjo Gabriel de Mestre Valdir, Reisado Mestre Cachoeira de Mestre Cachoeira, Guerreiras Santa Joana D’arc da Mestra Margarida, Guerreiros de Santa Lucia da Mestra Lucia, Lapinha Bom Jesus do Horto com Dona Dorinha.
Mostra Sesc de Culturas Cariri
Período: 08 a 12 de novembro
Local: Região do Cariri
Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS