EDITORA SENAC CEARÁ NA MOSTRA SESC DE CULTURAS CARIRI

Blog do  Amaury Alencar

                
A Editora Senac Ceará lança, durante a Mostra Sesc de Culturas Cariri, os livros “Mixologia: o universo do bartender cientista”, dos autores Victor Quaranta e Henrique Ferrera, e “Cozinha: do fogo aberto ao século XXI”, da autora e arquiteta Ana Virginia Furlani. O lançamento do livro sobre mixologia ocorreu no sábado (9), a partir das 17h. Já o lançamento do livro sobre cozinha acontece neste domingo (10),  às 18h. A ação faz parte da programação do Sistema Fecomércio-CE. 

Com uma escrita leve e objetiva, em meio a expressivas e impactantes fotografias, o livro sobre mixologia traz informações dos segredos de bar que nunca foram documentados. Na obra, o leitor pode desmistificar e aprender como Victor Quaranta, um dos mais criativos bartender e mixologista do Brasil, executa suas técnicas no universo da coquetelaria.

A utilização de ingredientes artesanais, modos de elaboração e criação de coquetéis, storytelling, drinks clássicos e exclusivos do autor, mixologia molecular, dentre outros temas compõem o sumário do exemplar de 200 páginas. 

A cozinha e o homem nasceram juntos. Desde o período em que o homem dominou a arte de acender o fogo, até os dias atuais, ambos sofreram profundas e indissolúveis alterações. A cozinha já foi o local dos escravos, dos serviçais, da dona de casa e até mesmo de ninguém. Atualmente, esse espaço conquista cada vez mais o protagonismo da casa, sendo o coração pulsante do lar.

É nesse contexto que Ana Virgínia, autora do livro Cozinha: do fogo aberto ao século XXI, convida o leitor para uma viagem na evolução da cozinha, desde a descoberta do fogo até as cozinhas moduladas deste século. Na narrativa, Furlani analisa o contexto político, social e econômico de cada período e sua influência na arquitetura dos lares, sobretudo, das cozinhas. O exemplar traz como proposta viajar por muitos sabores, cores e aromas que fizeram e fazem do ato de cozinhar um dos mais belos manifestos da cultura humana. Durante o lançamento, haverá um bate papo com a autora.

Durante o período da Mostra, a Livraria Senac Ceará estará presente, em um estande na Praça da Sé, com livros sobre arte, cultura, gastronomia, design, artesanato, onde oferecerá, também, importantes títulos das Edições Sesc.
 
MOSTRA SESC DE CULTURAS CARIRI

Consolidada ao longo de duas décadas como um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil, a Mostra Sesc de Culturas Cariri proporciona múltiplas experiências estéticas e de imersão cultural na região. Mais do que nunca, o encontro deste ano está baseado na conexão entre tradição e contemporaneidade, unindo brincantes, mestre de tradição, artistas, pesquisadores e público em geral.Uma oportunidade de trocar ideias e experiências, a partir do intercâmbio de conhecimento. O fazer artístico e suas variadas expressões, questões de acessibilidade, sustentabilidade, manifestações populares, patrimônio imaterial e memória social são apenas alguns dos temas que vão ser discutidos e partilhados ao longo dos cinco dias da Mostra.
 
SERVIÇO:
LANÇAMENTO DOS LIVROS DA EDITORA SENAC CEARÁ

 Cozinha: do fogo aberto ao século XXI
Data: 10/11/19
Horário: A partir das 18h
Local: Praça da Sé - Crato