Assaré: pescadores da Barragem Canoas se reúnem com autoridades

Blog do  Amaury Alencar

Sábado último, a Associação dos Pescadores da Barragem Canoas, em sua reunião ordinária, colocou na pauta de discussão, a pesca desordenada por pescadores de outros municípios, que não obedecem as regras básicas desta atividade.

 Entre as autoridades presentes, encontravam-se o prefeito Evanderto Almeida, o presidente da Câmara vereador Anísio David e o chefe do destacamento policial local Sargento Gomes. Os pescadores solicitaram da autoridade policial a colaboração para inibir a prática irregular de pesca, por pescadores de fora, que segundo eles, entre outros males, destroem os galões dos pescadores locais com seus barcos. 

“Estamos reunidos em uma entidade, como a Associação dos Pescadores. E fazemos a pesca da forma correta. Eles não obedecem a nada e deixam o monte de lixo na beira da Barragem que quando chover vai tudo pra dentro d’água”, disse Rafael Fabiano, presidente da Associação.

Ao prefeito Evanderto Almeida eles pediram a caçamba do lixo para recolher os entulhos deixados pelos pescadores, que já somam várias carradas. Ao presidente Anísio David, que mora também praticamente na Barragem Canoas, assim como o vereador Itamar Pio, os pescadores pediram a sua luta para conseguir os alevinos para repovoar a Barragem.

No final, ficou acertado que o prefeito Evanderto Almeida mandará as caçambas e a pá mecânica para recolher o lixo, enquanto o sargento Gomes se dispôs em fiscalizar e coibir os abusos dos pescadores de fora. O presidente Anísio David está entrando em contato com órgãos do governo do Estado e até mesmo com o prefeito Evanderto para conseguir os alevinos.

A Barragem Canoas é controlada pela COGERH e segundo o fiscal, a sua reserva está na faixa dos 13%, ou seja, com aproximadamente 9 milhões de metros cúbicos de água.

 A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna

 A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas