Últimas Notícias

Aplicativo para emitir a carteirinha de estudante digital é lançado pelo MEC


O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira(25), o lançamento do aplicativo de celular que irá emitir a carteirinha estudantil digital. O ID Estudantil é gratuito e garante aos alunos o direito ao benefício de meia entrada em shows, teatro e outros eventos culturais.

Até então, a carteirinha, com um modelo único padronizado, era emitida principalmente por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE). Em setembro, uma medida provisória do governo federal alterou a lei da meia entrada, incluindo o próprio Ministério da Educação e outras entidades estudantis para passar a emitir a carteirinha.

Com o ID Estudantil do MEC, os estudantes passam a ter a opção de emitir uma carteirinha digital gratuita. Já os alunos que quiserem manter a carteirinha tradicional emitida pelas entidades estudantis poderão fazer a solicitação junto às instituições e pagar o valor pedido.

O programa de carteirinha digital, vai beneficiar 57,9 milhões de estudantes brasileiros do ensino básico e superior, entre eles milhares de cearenses.

A plataforma funciona de maneira simples: para garantir o acesso à ID Estudantil, um representante de cada instituição de ensino, pública ou particular deve enviar as informações dos alunos para o Inep, que irá alimentar o Sistema Educacional Brasileiro (SEB), um banco de dados que deverá conter informações dos estudantes de todo o país.

No relatório, além do CPF, as instituições devem enviar os seguintes dados dos alunos: data de nascimento, curso, matrícula e o ano e semestre de ingresso dos estudantes.