TCE realiza cursos de Gestão Pública em Crato



Em parceria com o Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública, Ministro Plácido Castelo (IPC), órgão de educação coorporativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou ontem, quinta-feira (10), uma série de cursos promovidos pelo Programa TCEduc 2019.

Os cursos disponibilizados foram: “Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles”, “Controle Interno: Governança, Risco e Compliance” e “Aspectos Relevantes da Gestão Orçamentária no Poder Legislativo”, simultaneamente, voltados a gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais.

Para o público em geral foi apresentado o tema “Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público", abrangendo, ainda, atividades destinadas à sociedade e ao público estudantil.
Os cursos aconteceram, concomitantemente, em diversos locais da cidade com um público diverso e participativo.

“Tivemos uma ótima adesão por parte de servidores, estudantes e sociedade civil, nesse encontro enriquecido de muitas informações importantes”, disse a Secretária de Administração do Crato, Águeda Duarte.

Na solenidade de abertura, no Centro de Convenções, o Presidente do TCE, Edilberto Carlos Pontes Lima, parabenizou os presentes, bem como a articulação da gestão cratense para a realização dos cursos. "Trouxemos os melhores técnicos para disseminar os conhecimentos necessários e aprofundados”, destacou.

As atividades do Programa TCEduc 2019 têm entre seus objetivos disseminar e desmistificar o trabalho do controle externo e a fiscalização da gestão pública realizada pelo TCE Ceará, além de atuar por meio de redes de parcerias a fim de proporcionar o intercâmbio e o compartilhamento do conhecimento.



A servidora da Controladoria da Prefeitura do Crato, Cintya de Oliveira Lima, inscrita no curso “Controle Interno: Governança, Risco e Compliance”, enalteceu a oportunidade do TCE vir propagar conhecimentos técnicos tão ricos. “É importante ter essa ciência de que o TCE não é um órgão que só fiscaliza, ele também proporciona conhecimentos relevantes”, afirmou.

A expectativa é de que o programa atenda mais de 12.000 pessoas em 2019. Até novembro, todos os 184 municípios cearenses devem ser contemplados com cursos direcionados para o desenvolvimento da gestão e fiscalização públicas e o exercício da cidadania.

Para o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, essa aproximação do TCE é imprescindível. “A disseminação desses conhecimentos faz toda a diferença no nosso trabalho de servidores públicos. São ensinamentos que nos auxiliam nas melhorias, bem como a sermos transparentes para com a nossa comunidade”, ressaltou.

Também presentes no evento, secretários municipais e os edis Ticiana Cândido e Amadeu de Freitas.