Prefeitura do Crato participa de certificação de jovens através do Programa Primeiro Passo

Blog do  Amaury Alencar



Acompanhando a comitiva do Governador Camilo Santana, o prefeito Zé Ailton Brasil, participou, na manhã dessa sexta-feira (4), da cerimônia da entrega de certificação do Programa Primeiro Passo, realizada no Centro de Convenções do Cariri.

Considerado um programa de grande oportunidade na vida dos jovens, a cerimônia contou com grande número de jovens, familiares, professores, autoridades, servidores municipais e representantes de empresas parceiras.

A oradora da turma, Talita Vieira de Matos, uma das mais de 260 jovens das cidades de Barbalha, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato, Várzea Alegre, Jardim, Porteiras e Milagres, qualificados profissionalmente pelo Primeiro Passo, em 2018, representou os 8.325 jovens atendidos pelo projeto, no ano passado, em todo o Ceará.

“O Primeiro Passo, enquanto política pública, contribui para a inserção de muitos jovens no mercado de trabalho. Eu sou um desses que conquistaram o primeiro emprego”, diz a jovem em seu discurso.

O prefeito Zé Ailton agradeceu o apoio e o compromisso que o governador Camilo Santana tem dado ao município do Crato. “O Governo do Estado está de parabéns por oferecer um projeto grandioso desse, que é treinar esses jovens para o mercado de trabalho, abrindo as portas para eles entrarem no mercado de trabalho”, diz o prefeito.

O governador Camilo Santana participou da certificação que também marcou o lançamento de novas vagas para o Primeiro Passo. “Queremos ampliar esse programa que é uma forma de dar oportunidades nesse momento difícil da economia, do mercado de trabalho e há uma dificuldade também de o jovem conseguir o primeiro emprego. Por isso, esse programa é fundamental”, afirmou.



Primeiro Passo

A meta é beneficiar 8.168 pessoas somente em 2019. O Primeiro Passo oferta, este ano, 1.940 vagas para a linha Aprendiz; 4 mil vagas para a linha Bolsista; e outras 2.228 vagas para a linha Estagiário. Em todo o Ceará, são mil empresas credenciadas. Somente na região do Cariri, são 82 empresas parceiras ofertando 329 vagas.

Com mais de dez anos de atuação, o projeto coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que estejam em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional.

Linhas de Atuação

A linha de ação Jovem Estagiário qualifica jovens de 16 a 21 anos, estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio que recebem encaminhamento para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa. Os jovens recebem acompanhamento, fardamento, e participam de oficinas de orientação para o trabalho.

Já o Jovem Aprendiz atende estudantes, entre 16 e 22 anos, da 3ª série do Ensino Médio ou que tenham concluído. Os jovens participam de cursos de iniciação profissional e, simultaneamente, são inseridos em empresas privadas. Os inscritos nesta linha recebem do projeto fardamento, lanche, material didático e são remunerados pela empresa, conforme prevê a Lei de Aprendizagem nº 10.097, de 19/12/2000.