Liberação do FGTS aquece a economia e contratação temporária para o Natal deve ser a maior em seis anos

Blog do  Amaury Alencar


FORTALEZA, CE, BRASIL, 03-12-2013: Movimento de pessoas na Praça do Ferreira no Centro. População prefere realizar suas compras de natal no Centro, em Fortaleza. (Foto: Humberto Mota/O POVO)

O final deste ano promete aquecer a economia cearense e trazer bons resultados para impulsionar o desenvolvimento do Estado. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera que a oferta de vagas temporárias para o Natal de 2019 seja a maior em seis anos. A expectativa é que sejam contratados 91 mil trabalhadores temporários neste fim de ano para atender ao aumento das vendas. As contratações devem atingir milhares de lojas na Grande Fortaleza e no Interior do Ceará.
O número é 4% maior do que o registrado em 2018, quando foram abertas 87,5 mil vagas de empregos temporários. O Natal é a principal data comemorativa do varejo e deve movimentar R$ 35,9 bilhões neste ano.
Além da maior oferta de vagas, a taxa de efetivação dos trabalhadores temporários deverá ser maior do que nos últimos cinco anos com a expectativa de contratação definitiva de 26,1% desses trabalhadores. De acordo com o estudo, os maiores volumes de contratações deverão ocorrer nos ramos de vestuário (62,5 mil vagas) e de hiper e supermercados (12,8 mil).