Exposição Jumento Amostrado entra em cartaz no CCBNB Fortaleza

Blog do  Amaury Alencar


 
Símbolos da tradição nordestina, os jumentos são testemunhos de inúmeras histórias do sertanejo, contadas e cantadas em verso e prosa por romancistas, poetas, cantadores e pesquisadores. Eles são o tema da exposição de artes visuais Jumento Amostrado, que será aberta no próximo dia 19 de outubro, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza). As visitações acontecem até o final do mês, de terça a sábado, sempre das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Inspirado no animal, o artista plástico Ronaldo Cavalcante trouxe para o espaço urbano uma alegoria em forma de esculturas, com pinturas temáticas que remetem a elementos da cultura nordestina, mesclando temas como os cangaceiros, o cordel, os desenhos rupestres, as marcas do gado e o grafite urbano. Na abertura da exposição, também haverá performance de pintura de uma das peças com o artista e seus convidados.

“Estampamos nas esculturas temas de grande relevância na história do sertão. Essa exposição com os jumentos tem um significado muito importante para o Nordeste. Além de destacar a importância desse animal para o desenvolvimento da região e do Brasil como um todo, queremos lembrar também que ele sofre risco de extinção devido à seca, ao abandono e à matança indiscriminada”, ressalta Ronaldo Cavalcante, que produziu as esculturas e coordena a exposição.

Outubro Rosa
Nos próximos dias 16 (quarta), 17 (quinta) e 18 de outubro (sexta-feira), as cantoras Jord Guedes, Letícia Ibiapina e Sara Lizz são os respectivos destaques da programação gratuita do Outubro Rosa no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, sempre ao meio-dia.

Jord Guedes tem trabalho musical híbrido, que transita entre o rural e o urbano, o tradicional e o contemporâneo. Letícia Ibiapina vai apresentar músicas de jazz e outros rearranjos de estilos eternizados. Já Sara Lizz traz um repertório que conversa sobre o universo feminino e expressa a leveza e a delicadeza, assim como a força e a densidade de ser mulher.

Serviço
Exposição Jumento Amostrado
Ronaldo Cavalcante
Abertura: Dia 19, sábado, às 10h
Local: Galeria Antônio Bandeira - CCBNB Fortaleza
Classificação: Livre. Duração: 60min.

Jord Guedes
Dia 16, quarta-feira, às 12h
Local: Palco Pequeno – CCBNB Fortaleza

Letícia Ibiapina
Dia 17, quinta-feira, às 12h
Local: Palco Pequeno – CCBNB Fortaleza

Sara Lizz
Dia 18, sexta-feira, às 12h
Local: Palco Pequeno – CCBNB Fortaleza

(Foto: Jord Guedes - Hermes Costa)


Assessoria de Comunicação