Estudante de Irapuan Pinheiro tem aula de campo no Memorial Rachel de Queiroz em Quixadá

Blog do  Amaury Alencar



A “Terra de Rachel de Queiroz” que neste mês junto com o aniversário de Quixadá completando 149 anos, a Academia Quixadaense de Letras 7 anos de criada celebrando a terra de uma das maiores escritoras brasileiras, Rachel de Queiroz. A cidade conta com um memorial onde conta sua história e recebe visita de educadores e educando de todo Estado.

Rachel de Queiroz a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras, nasceu em Fortaleza, Porém escolheu a cidade de Quixadá para ser sua morada e adotou a cidade como sua. Viveu na Fazenda Não Me Deixes onde a inspirou em muitos e seus romances e contos. Este legado deixado por esta grande quixadaense carioca hoje faz parte da história do município e atrai muitos turistas para conhecerem estes detalhes da história de Rachel.
Memorial Rachel de Queiroz em Quixadá

Um dos pontos turísticos na cidade que passou a receber mais visitas foi o complexo da Fazenda Não me Deixes e o Memorial Rachel de Queiroz. Educadores e Estudantes constantemente estão realizando aulas de campo e conhecendo mais de perto um pouco a história de Rachel de Queiroz.
Neste sábado um grupo destes turistas estiveram visitando a cidade. A Escola Francisca Josué de Souza Carneiro, 44 alunos e professores, estiveram conhecendo o projeto Quixadá e suas histórias e vivenciando uma etapa do Projeto Viajando Com Rachel, da Professora mestre Patrícia doa Santos Queiroz Braga do município de Deputado Irapuan Pinheiro. Projeto este que objetiva consolidar conhecimentos sobre a escritora cearense Rachel de Queiroz e visitar museus e pontos turísticos do município de Quixadá.
O grupo ainda visitou o Museu Jacinto de Sousa que tem os objetos onde o ex-presidente Castelo Branco dormiu em sua última noite de vida. O centenário açude do Cedro foi outro local bastante registrado nas câmeras e celulares dos alunos que estiveram conhecendo a primeira obra construída para combater a seca.

O memorial Rachel de Queiroz e a Fazenda Não me Deixe onde os estudantes conheceram ao vivo tudo que estiveram estudando teoricamente. a Equipe ao termino do dia viajaram de volta a sua cidade levando na bagagem muito conhecimento e o prazer de terem visitado estes registros históricos de nossa história e literatura.


Sertão Alerta