Aliados de Bolsonaro cobram de Bivar prestação de contas

Blog do  Amaury Alencar


Parlamentares afirmam que partido apresenta finanças 'de forma precária' e cita aumento dos recursos do fundo partidário como justificativa para o pedido


Parlamentares do PSL aliados ao presidente Jair Bolsonaro assinaram um requerimento cobrando a prestação de contas do partido. O objetivo, segundo o documento, é “tornar públicas informações relevantes” sobre as finanças da sigla. O pedido tem como alvo a gestão do deputado federal Luciano Bivar (PE), que terá cinco dias úteis para apresentar os documentos.

No requerimento, os parlamentares citam os artigos 157, 158 e 159 do estatuto do PSL, segundo os quais “o partido, através de suas Comissões Executivas, manterá escrituração contábil de forma a permitir o conhecimento de suas receitas e a destinação de suas despesas”.

Os balanços deverão conter a “discriminação dos valores e destinação dos recursos oriundos do fundo partidário”, a “origem e valor das contribuições e doações” e as “despesas de caráter eleitoral, com a especificação e comprovação dos gastos com programas de rádio e televisão, propaganda, publicações, comícios e demais atividades de campanha”.

Assinam o texto o presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), e os deputados federais Bibo Nunes (RS), Alê Silva (MG), Aline Sleutjes (PR), Bia Kicis (DF), Carla Zambelli (SP), Carlos Jordy (RJ), Chris Tonietto (RJ), Daniel Silveira (RJ), Eduardo Bolsonaro (SP), General Girão (RN), Filipe Barros (PR), Junio Amaral (MG), Guiga Peixoto (SP), Hélio Lopes (RJ), Dr. Luiz Ovando (MS), Coronel Armando (SC), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP), Márcio Labre (RJ), Sanderson (RS) e Major Vitor Hugo (GO). Estes parlamentares integram a ala do PSL que considera a gestão de Bivar “coronelista”. Além da transparência, cobram maior presença de bolsonaristas em cargos da liderança do partido.

Para justificar o pedido de prestação de contas, os aliados do presidente da República também citam o aumento expressivo dos recursos de fundo partidário aos quais o PSL terá acesso, em virtude do crescimento da bancada do partido no Congresso. Em 2019, a sigla terá direito a aproximadamente 110 milhões de reais do fundo partidário. A título de comparação, nas eleições de 2018, o PSL arrecadou 9 milhões de reais do fundo eleitoral e 9 milhões de reais do fundo partidário.


Veja. com