24 candidatos disputam as vagas para o Conselho Tutelar de Tauá

Blog do  Amaury Alencar




A eleição para membros do Conselho Tutelar acontece no próximo domingo (6) em todos os municípios do Ceará. O Ministério Público do Ceará (MPCE), através do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), informou que qualquer cidadão com título de eleitor válido pode votar em seu domicílio eleitoral.O voto é facultativo.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Ceará, Sergipe e Tocantins serão os únicos do Brasil a realizar esta eleição com 100% de urnas eletrônicas. A biometria não será utilizada e não haverá áudio para eleitores cegos, tendo em vista as limitações do sistema para eleições comunitárias.

O Conselho Tutelar é um órgão composto por cinco representantes, eleitos democraticamente pelos moradores de cada cidade, e que cumprem as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com atuação permanente e autonomia em suas ações, ele age para garantir os direitos das crianças e adolescentes, principalmente quando percebe falta, omissão ou abuso por parte dos pais ou do Estado.

O órgão não faz parte do sistema judiciário, porém é obrigação dos conselheiros atender e aconselhar os pais, expedir notificações, encaminhar denúncias ao Ministério Público e até encaminhar casos à Justiça.

Após a apuração, os cinco candidatos mais votados preencherão as vagas de conselheiros tutelares titulares. Os demais serão listados como suplentes, em ordem decrescente de votação. A posse dos conselheiros tutelares ocorre em janeiro de 2020.

Em Tauá são 24 candidatos que disputam as 05 vagas.A campanha foi realizada dentro da tranquilidade.A Rádio Cultura dos Inhamuns,através do Programa Opinião do Povo,deu a oportunidade para todos os candidatos se manifestarem apresentando suas propostas através de entrevistas.
 
 
Edy Fernandes