V Fórum de Direitos Humanos da Unileão discute violência de gênero no Cariri

Blog do  Amaury Alencar
Com o objetivo de trazer para o meio acadêmico a questão do gênero e sua relação com os Direitos Humanos, o curso de Serviço Social do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizará o V Fórum de Direitos Humanos: Violência de Gênero e Suas Implicações

 

 O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro, a partir das 8h, no auditório do bloco E, no campus Lagoa Seca. As inscrições têm o valor de R$ 15 e devem ser realizadas de forma on-line, até o dia 16 de setembro, por meio deste link. A atividade será aberta ao público.
Programação
O credenciamento será realizado no dia 17, nos períodos da manhã e da tarde. Já no dia 18, no turno da noite, ocorrerá uma mesa-redonda com profissionais da área e de instituições de pesquisa sobre violência. Além disso, nesse mesmo dia, às 18h30, no auditório do bloco E do campus Lagoa Seca, ocorrerá uma Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com apoio do curso de Serviço Social da Unileão, que debaterá o tema "Violência de Gênero". No dia 19, no período da tarde, acontecerá a apresentação de trabalhos. Para encerrar o evento, acontecerá uma palestra sobre o tema principal no turno da noite.
Violência de gênero
A violência de gênero é a violência física ou psicológica exercida contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas, com base no seu sexo ou gênero, que impacta de maneira negativa em sua identidade e bem-estar social. Sendo praticada principalmente contra mulheres, esse tipo de agressão vem sendo amplamente debatida na atualidade com o intuito de haver um incentivo à criação de políticas públicas que conscientizem a sociedade sobre como identificar, denunciar e combater essa prática socialmente nociva.
Fórum de Direitos Humanos
O Fórum busca discutir as manifestações, opiniões e a consolidação de políticas públicas para os grupos minoritários da sociedade, como as mulheres, os negros e os LGBT+. Em sua quarta edição, o Fórum de Direitos Humanos propõe uma discussão ampla, ética e reflexiva sobre a violência de gênero e suas vertentes, abordando como o Serviço Social pode atuar na defesa dos direitos das mulheres.
Serviço
Data: 17 a 19 de setembro
Horário: 8h
Local: auditório do bloco E, campus Lagoa Seca