Setembro Amarelo conta com programação em Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio que acontece em todo o país desde 2015. Em Juazeiro do Norte, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, promoverá uma série de atividades a partir do tema “Falar é a melhor solução. Ouvir é a melhor atitude”, visando o cuidado com a saúde mental.

Programação

Durante todo o mês, será desenvolvido o “Dia D de Prevenção ao Suicídio” nas Unidades Básicas de Saúde, pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e NASF.

Já o Programa Saúde na Escola (PSE) trabalhará com o tema “Prevenção da violência e dos acidentes; promoção da Cultura de Paz, cidadania e direitos humanos”, com ações a serem realizada em 35 escolas municipais, com foco também na prevenção do suicídio.
O CAPSi, o CAPS AD III 24h e o CAPS Geral realizarão rodas de conversa e sala de espera otimizada para debater sobre o tema Setembro Amarelo e Valorização da Vida. Haverá ainda realização de palestras nos setores público e privado com o tema da campanha.
Eventos:
10/09 – 10h30: Abertura Oficial das Ações do Setembro Amarelo na Secretaria da Saúde.
13/09 – 14h: Ação de cuidado à Saúde Mental do Trabalhador no Serviço de Atendimento Médico Especializado (SAME).
17/09 – 7h30: Capacitação com diretores de escolas municipais, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. Parceria com FMJ e Secretaria de Educação. Local: Auditório da Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ).
17/09 – 14h: Capacitação no Instituto Federal do Ceará – IFCE sobre Notificação Compulsória de Violência Autoprovocada.
20/09 – 8h: Capacitação de Profissionais de Saúde: NASF, ESF e Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), sobre Ideação Suicida e Automutilação. Local: Auditório Unileão - Unidade Saúde.