Prefeitura do Crato abre edital para eleição do Conselho Gestor Comunitário da Areninha do Seminário em Crato

Blog do  Amaury Alencar



A Areninha do Seminário terá, ainda esse mês, novo Conselho Gestor Comunitário, eleito por meio de eleição que acontecerá no dia 28 de setembro de 2019. A realização do processo de escolha dos novos membros é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude do Crato (SEJU), bem como, toda a operacionalização do pleito.

O processo de eleição se realizará em duas etapas, sendo a primeira a inscrição e a segunda a votação, ambas no mesmo dia. A inscrição acontecerá de 8h às 11h30; às 12h será divulgada a relação dos candidatos aptos a serem eleitos; e a eleição acontecerá, em seguida, de 13h às 17h. No mesmo dia, a SEJU divulgará o resultado, às 18h.

Conforme explicou o gestor da SEJU, Lamar Lima, os conselheiros terão mandato de dois anos, não remunerados pelos trabalhos desenvolvidos no Conselho. E são responsáveis pela gestão do equipamento. Para isso, devem participar de treinamento de capacitação, após a eleição.

Podem se inscrever para a formação do Conselho Gestor Comunitário as entidades de direito privado sem fins lucrativos, organizações religiosas, condomínios edilícios, organizações da sociedade civil de interesse público e pessoas físicas, maior de 18 anos, todas com atuação e/ou endereço fixado no perímetro da poligonal da Areninha do Seminário, que compreende toda a área do Bairro Seminário

Para se candidatar, os interessados devem preencher a ficha de cadastro disponibilizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, e formalizar o pedido de inscrição na Areninha do Seminário, apresentando também cópia de documento oficial com foto, acompanhada do original, podendo ser Cédula de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); cópia do comprovante de residência (03 últimos meses); cópia da certidão negativa de antecedentes criminais; se representante de entidade ou similar, cópia ou original de comprovante de indicação como representante da referida entidade.

Os eleitores votarão por meio de cédula, em voto direto, aberto e facultativo, em apenas um candidato participante do processo de eleição. Para isso devem apresentar um documento oficial com foto atual e legível; comprovante de residência recente (últimos 02 meses) em seu nome e/ou em nome de um familiar.

O Conselho Gestor será formado por sete representantes da Administração Pública (um membro das Secretarias Municipais de Esporte e Juventude, de Saúde, de Educação, de Cultura, do Trabalho e Desenvolvimento Social, de Segurança Pública e da Câmara Municipal de Vereadores); sete representantes da sociedade civil, sendo um membro da Associação dos Moradores do Bairro Seminário, um membro dos usuários da Areninha (residente no Bairro Seminário), um membro das Associações Esportivas do Bairro Seminário, um membro da Liga de Esportes Cratenses, um membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), um membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e um membro dos Profissionais de Educação Física (com Registro ativo no conselho da respectiva classe).

Os membros representantes pela Administração Pública, da Liga de Esportes Cratenses, da OAB, do CMDCA e da Associação dos Moradores do Bairro Seminário serão indicados via Ofício ou similar com seus respectivos suplentes, protocolados junto a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude até o dia da eleição.