ADS

Ads 970x90

Reforma da Previdência: relatório de Tasso é aprovado; pensão não poderá ser menor que salário mínimo


Tasso Jereissati (PSDB-CE) é o relator da proposta da reforma da Previdência no Senado
Tasso Jereissati (PSDB-CE) é o relator da proposta da reforma da Previdência no Senado (Foto: Tatiana Fortes/Tatiana Fortes)
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira, 4, o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) à reforma da Previdência (PEC 6/2019). O texto segue para análise no Plenário do Senado.

Tasso apresentou à CCJ sua complementação de voto. Ele rejeitou a maior parte das emendas apresentadas após a leitura de seu relatório que ocorreu no último dia 28, mas acatou uma mudança para suprimir do texto a possibilidade de a pensão por morte fosse inferior a um salário mínimo.

A expectativa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, é que a votação da proposta seja concluída até 10 de outubro. Foram 18 votos favoráveis e 7 contrários ao texto-base da proposta que altera a regras de aposentadoria.

Entre outros pontos, a reforma da Previdência aumenta o tempo para se aposentar, eleva as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS (hoje em R$ 5.839) e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.

A principal mudança prevista na PEC é a fixação de uma idade mínima (65 anos para homens e 62 anos para mulheres) para servidores e trabalhadores da iniciativa privada se tornarem segurados após a promulgação das mudanças. Além disso, estabelece o valor da aposentadoria a partir da média de todos os salários, em vez de permitir a exclusão das 20% menores contribuições.   


O povo
Reforma da Previdência: relatório de Tasso é aprovado; pensão não poderá ser menor que salário mínimo Reforma da Previdência: relatório de Tasso é aprovado; pensão não poderá ser menor que salário mínimo Reviewed by blogdoamauryalencar.blogspot.com.br on 06:28 Rating: 5

Random Posts

3/random/post-list