Projeto de eficiência energética reduz consumo de energia do Cariri Garden Shopping em 69%

Blog do  Amaury Alencar
Juazeiro do Norte, setembro de 2019 – A Comerc ESCO, braço de eficiência energética do grupo Comerc, acaba de concluir um projeto visando otimização dos recursos energéticos no Cariri Garden Shopping, localizado em Juazeiro do Norte. O resultado da iniciativa foi a redução em 69% dos custos com energia elétrica destinada a iluminação, graças à troca de 3.078 lâmpadas convencionais distribuídas pelo shopping por modelos LED.

O projeto possibilitou que o shopping reduzisse seu consumo de quase 62 mil kWh para aproximadamente 19,5 mil kWh. “Mais importante ainda, com essa mudança, foi possível melhorar a qualidade da iluminação do cliente, gerando mais conforto para seus usuários”, explica Marcel Haratz, diretor da Comerc ESCO. Com a conclusão do projeto de eficiência energética, o Shopping passou a pagar 1/3 do valor que arcava anteriormente com iluminação.

“Além da redução do consumo de energia, que é uma busca constante do nosso empreendimento, tivemos pontos do shopping em que o aumento da luminosidade ultrapassou 80%, deixando o ambiente mais agradável e confortável para os clientes”, afirmou Ramon Lapa, Gerente de Operações do Cariri Garden Shopping.

Segundo Marcel Haratz, um projeto de eficiência energética vai muito além da simples troca de lâmpadas. “Ao efetuar a mudança de lâmpadas convencionais por modelos LED, por exemplo, é possível minimizar a geração de calor dentro de um espaço fechado. Além disso, os projetos de iluminação se tornam muito mais duradouros, com durabilidade de até 25 mil horas”, explica o diretor da Comerc ESCO.

Além do Cariri Garden Shopping, a Comerc ESCO também foi responsável por dezenas de projetos de eficiência energética no Brasil para companhias como Faber Castell, nas cidades de São Carlos (SP) e Prata (MG), e para a Philip Morris em Santa Cruz do Sul (RS).


Sobre a Comerc Energia
A Comerc Energia é o maior e mais completo prestador de serviços relacionados ao mercado de energia no Brasil. Com um portfólio composto por mais de 2 mil unidades de consumo, pertencentes a aproximadamente 1.000 empresas, tem faturamento que supera R$ 2,4 bilhões.

A Comerc Energia é composta de sete unidades de negócio, de modo a atender plenamente as necessidades de seus clientes. A Comerc Gestão é a maior gestora de energia do país, sendo responsável por gerir, em 2018, 3.500 MW médios, ou o equivalente a 5% da energia consumida no País. Também administra aproximadamente 4.900 MW de potência de mais de 130 geradores, produtores independentes e autoprodutores, o equivalente a 35% da potência total da usina hidrelétrica de Itaipu.

Comerc Trading é uma das maiores comercializadoras independentes do país, negociando em 2018 uma média de 1,3 GWm por mês, considerando as operações de compra e de venda. Já, a Newcom é uma trading independente, com vocação para estruturar operações complexas que envolvam a compra e venda de contratos de energia. Sua carteira possui, ainda, operações de proteção de resultados e antecipação financeira. Comerc Gás faz gestão do consumo de gás natural, auxiliando na contratação deste insumo, com possibilidades de redução de custo para empresas e apoio às complexas soluções regulatórias. Paralelamente, a Comerc Esco estrutura projetos de geração distribuída e faz a gestão da geração e do consumo, além de desenvolver e implantar soluções de eficiência energética, com foco na redução do consumo de energia elétrica. Por fim, a MicroPower-Comerc desenvolve projetos de armazenamento de energia elétrica em baterias.

No campo da inovação e da tecnologia, a Comerc atua, por meio do DocLabs, com um espaço para acelerar startups; e com soluções de tecnologia para corporações, com a empresa DOC 88.