Prefeitura de Santana do Cariri lança Projeto “Brincar me faz crescer"


 
A prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou na manhã desta quinta-feira,12, no Centro de Referência de Assistência Social, Projeto “Brincar me faz Crescer”. A atividade contou com a participação de dezenas de mães e crianças participantes do Programa Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz.

O “Brincar me faz crescer” e o “Mais Infância Ceará”, tem como objetivo proporcionar momentos de lazer, interação e diversão, mostrando a importância da ludicidade na primeira infância, bem como, promover desenvolvimento psicomotor na criança.
A supervisora do projeto, Ana Beatriz, explica que o "Brincar me faz Crescer" visa fortalecer o vínculos das famílias com as crianças, a partir do brincar, e também integrar a realidade social da família com o mundo da criança.

“Muitas vezes os pais não visam a brincadeira como algo importante para a criança, mas há estudos comprovando que a fase primordial para o desenvolvimento da criança, seja integral, motor ou psicomotor é na primeira infância, e este programa tem como intenção mostrar aos pais e mães a importância do brincar e do incentivo à imaginação e criatividade para a criança”, explica.

PÚBLICO ALVO
O Projeto atenderá cerca de 100 famílias já cadastradas na sede do município, e mais 100 espalhadas pelas comunidades rurais. O público-alvo são crianças que estão desenvolvendo a primeira infância, entre 2 e 3 anos de idade.As atividades funcionarão no CRAS, que disponibilizará diversos brinquedos como: cama elástica, piscina de bolinha, piscina aquática, cavalinhos, motocas, quebra-cabeças, jogos de memória, e dramatizações realizadas pela equipe do Criança Feliz.

Segundo a secretária de Assistência Social, Helena Dias, que, além de pedagoga também é psicóloga, considera que o brincar está intimamente ligado a uma necessidade de desenvolvimento das crianças, elemento norteador do projeto.

“A essência da infância está nos momentos em que a criança tem para explorar a imaginação como as brincadeiras, jogos e faz de conta. Por isso, a brincadeira é fundamental ao desenvolvimento psicomotor, pois nesse momento a criança entra em contato consigo, com o outro e com o mundo que o cerca; tão importante quanto dormir e se alimentar, e a linha de pensamento que direciona o Projeto "Brincar Me Faz Crescer", explicou.