Nova Olinda : Prefeito assina ordem de serviços para a requalificação do Corredor Cultural

Blog do  Amaury Alencar



Na noite desta quarta-feira (4) o prefeito, Ítalo Brito, assinou ordem de serviços para a execução das obras da primeira etapa de Requalificação do Corredor Cultural da Avenida Jeremias Pereira - principal via do centro comercial e turístico da cidade. Oito praças serão revitalizadas, as obras são divididas em duas fases seguindo várias etapas. Nesta primeira fase do projeto serão instalados cinco canteiros de obras. Ontem o prefeito autorizou o início da primeira etapa que contempla a revitalização das praças José Alves de Lima e José Valentim de Oliveira. O valor global dos investimentos é de R$ 629.383,06 (Seiscentos e vinte e seis mil, trezentos e oitenta e três reais e seis centavos).

O lançamento das obras aconteceu no Centro de Eventos José Ariovaldo Sampaio para os moradores das áreas atendidas, comerciantes, ambulantes, expositores e atores do seguimento cultural e turístico contemplados pelas obras. Dentre os presentes a presença ilustre do Mestre da Cultura Popular, artesão Espedito Seleiro, o qual subiu ao palco acompanhado do prefeito Ítalo Brito, da Primeira Dama - Katiucia Cavalcante, presidente da câmara - Zé Vieira, o representante da empresa responsável pelas obras - Claúdio Germano, Secretário de Urbanismo e Obras - Humbertão, Secretário de Cultura Esporte e Turismo – Willyam Luxo, ainda o vice-presidente da Câmara, Antônio de Deda, vereadora Marieta, bem como, os vereadores Zé de Naninha, Vande Araújo e Adriano Dantas. Pessoas representantes dos moradores, comerciantes, ambulantes e usuários em geral foram representados no palco pelo seguimento do comércio o empresário Demar Pereira, moradora da praça José Valentim de Oliveira a professora Ceicimar Sampaio, do seguimento dos feirantes a vendedora Silvia Rodrigues e como usuária a cadeirante Cleidiane Pereira. 
Foi uma solenidade bastante prestigiada. O cerimonial fez uma exposição detalhada das duas fases das obras e de cada uma das etapas. A primeira fase que compreende cinco canteiros de obras foi projetada em um telão com imagens em 2D e 3D ajudando aos presentes a terem uma melhor compreensão dos empreendimentos. 
Hoje pela manhã foi instalado o primeiro canteiro de obras na praça José Valentim de Oliveira. O prazo para a conclusão dessa primeira etapa é de 6 (seis) meses. 
O prefeito lembrou que num primeiro momento as obras causam algum transtorno “como numa obra na casa da gente” mas “precisamos passar por isso entendendo que os eventuais problemas são passageiros, já os benefícios são duradouros” completa. 
“O Corredor Cultural foi pensado no sentido de fomentar o turismo no centro da nossa cidade inspirado no mestre Espedito Seleiro que viaja o mundo inteiro levando o nome de nossa cidade e traz de volta milhares de turistas, a nossa ideia com essa reforma é oferecer melhores condições de receber aos nossos turistas, proporcionar momentos de interação e bem-estar aos nossos moradores e fomentar o desenvolvimento do nosso centro comercial” frisou.
O prefeito acrescentou que a população vai entender “a importância de conservação das praças na medida em que a usufruir dos benefícios que as reformas vão oferecer” e anunciou uma ideia nova de preservação do patrimônio público do município através de Parcerias Público Privada – PPP buscando a “consciência cidadã” de moradores e empresas.
“Nosso objetivo é implantar uma gestão compartilhada das praças aonde pessoas e empresas vão adotar os espaços públicos para cuidar e zelar dos mesmos e receberem da prefeitura o reconhecimento público pelo seu trabalho em favor do patrimônio municipal e ainda ser ressarcido por meio de incentivos fiscais do Imposto Sobre Serviços - ISS e ou Imposto Territorial Urbano – IPTU” conta.
O artesão Espedito Seleiro declarou que “Nova Olinda é uma das melhores cidades que nós temos no estado do Ceará, e estava faltando só umas coisinhas para completar” disse. Seleiro que é uma personalidade das mais fortes do seguimento cultural do nosso estado aproveitou o momento para contar que já foi contatado várias vezes para trazer para o nosso município o evento Mestres do Mundo – um exemplo de vento que gera divisas importantes a nível mundial, ajuda a posicionar cada vez mais o nome do município nos destinos turísticos internacionais, no entanto, apesar do seu esforço e da sua vontade o evento não pode ser realizado até agora porque faltou apoio institucional da prefeitura.
“ Se o prefeito não ajudar nada acontece” disse.
O mestre Espedito Seleiro afirmou que esse pacote de obras “é uma das melhores coisas que podia acontecer” para o seguimento cultural de Nova Olinda e aposta que “ao final, dando tudo certo, a gente vai realizar o Encontro Mestres do Mundo para inaugurar as praças” afirma.

O comerciante Quinco Silva que mantém um ponto comercial em frente à praça José Valentim de Oliveira acredita que a obra vai melhorar bastante a nossa cidade “vai ser muito bom para todos nós” diz ele. O comerciante lembra “a gente via ai era um monte de carneiro pastando no meio da praça”. 

“Agora, com isso, vai melhorar bastante, espero que a população se conscientize também para cuidar e não acabar com o nosso patrimônio, pra não acontecer com essa praça que era muito bonita mais aconteceu que a população não teve o cuidado que a população deve ter, a gente espera por isso, pessoas que trabalhem em prol de nossa cidade” diz o comerciante.  


   Com Informações do Radialista Ranilson Silva