Casarão dos Vianas tem obra de restauração iniciada em Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
O Casarão dos Vianas, localizado em frente a praça Padre Cícero, no centro de Juazeiro do Norte, voltou às obras após mais de um ano desde o anúncio de reforma para criação de um centro socioeducativo. A obra enfim foi licitada por meio de edital publicado em julho de 2019, que contempla a restauração e reforma do imóvel, que já foi desapropriado e tombado pela prefeitura municipal.

 Casarão dos Vianas tem obra de restauração iniciada em Juazeiro

Edificado em meados de 1945, o imóvel foi durante décadas residência do famoso empresário José Viana e família, sendo esta localização abrigo para outros grandes nomes da cidade, como José André Figueiredo e o Cel. Manuel Fernandes.

O prédio, depois de reformado, servirá como Centro de Ensino  Socioeducativo da Secretaria Municipal de Educação. A proposta ganhadora tem valor de R$1.277.310,68, e prazo de duração de 180 dias.

Sendo devidamente isolado após este tempo em abandono, o local passará por todo o processo de salvaguarda da arquitetura característica da época, tendo sua fachada e estrutura preservadas e revitalizadas.

Logo após a prefeitura anunciar, em 2017, a reforma da Praça Padre Cícero, foi anunciada a aquisição do prédio. A ideia é que a reforma da praça crie um perímetro arquitetônico que relembre o estilo antigo desta e dos casarões que ali existiram, sendo o “Palacete dos Viana” um equipamento vislumbrado para contemplar o novo espaço.

Por: Redação Badalo